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CHAMADA DOSSIÊ v.34 (2026): Valorização, trabalho e formação docente na Educação Básica: perspectivas teóricas, políticas e contextos

26-09-2025

A Revista Reflexão e Ação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), convida a comunidade acadêmica a submeter artigos para o seguinte dossiê: Valorização, trabalho e formação docente na Educação Básica: perspectivas teóricas, políticas e contextos.

Esse dossiê tem o objetivo de dar visibilidade à produção em pesquisa sobre a formação e o trabalho docente no Brasil. Interessa estudos sobre as políticas e contextos de valorização docente, com destaque à formação inicial, formação continuada, remuneração, carreira, condições de saúde e trabalho docente. A infraestrutura das escolas, as formas de contratação e a jornada de trabalho, no âmbito das condições objetivas em que a docência na educação básica se realiza, poderão ser tratadas em diferentes perspectivas.

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Edição Atual

v. 33 (2025)

Janeiro - Dezembro

Publicado: 25-04-2025

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

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Publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional.

Desde sua origem, em 1992, a linha editorial da revista tem sido expressão das mediações educativas do Departamento de Educação da UNISC, através do foco nos temas da formação de professores e educação popular. Na medida em que se ampliaram as ações de educação e pesquisa na universidade, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, expande-se o universo temático da revista Reflexão e Ação para contemplar as diferentes linhas de pesquisa do Mestrado.

Vinculada à área de ciências humanas e sociais, especificamente à educação, esse periódico visa contribuir para enfatizar o fato de que diante da magnitude dos desafios da área, pensar ainda é uma ação possível e, do mesmo modo, necessária. Disponibilizada em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, esta publicação propõe-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores e potencializadores de saberes entre as universidades e o conjunto da sociedade.

A Reflexão e Ação está vinculada ao FEPAE-ANPED.

A3 (Qualis 2017-2020).

 

Atualmente, a revista Reflexão e Ação está indexada nas seguintes bases:

Diretórios

1. DOAJ - Directory of Open Access Journals - www.doaj.org

2. Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras - diadorim.ibict.br

3. Crossref - search.crossref.org/

4. Edubase - http://portal.edubase.modalbox.com.br/

5. IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa - http://iisue/www/seccion/bd_iresie/

6. Latindex - www.latindex.org

7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br

Base de Dados

1. Redalyc - https://www.redalyc.org/

2. Educ@ - http://educa.fcc.org.br/

3. Sumários.Org - www.sumarios.org

Catálogos

1. Portal.periodicos.Capes - www-periodicos-capes-gov-br

2. LivRe - www.cnen.gov.br

3. OEI - Organização de Estados Ibero-americanos - https://www.oei.es

4. CCN - Catálogo Coletivo Nacional - http://ccn.ibict.br/busca.jsf

5. BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (INEP/MEC) - http://pergamum.inep.gov.br