CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO: “Governança alimentar internacional e a promoção do DHAA: Participação social no contexto do multistakeholderism”
A Revista Redes, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul, torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Governança alimentar internacional e a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada: Participação social no contexto do multistakeholderism”, cuja publicação, em versão on-line, será realizada no volume 31, durante o ano de 2026.
O conceito de ‘multistakeholderism’ (parceria multissetoral) tem ganhado espaço no debate internacional, pois representa o envolvimento de atores não estatais em temas públicos, o que resulta em significativas assimetrias de poder, disputas de interesses e no potencial enfraquecimento do Estado como garantidor primário dos direitos humanos e do interesse público. Diante disso, surgem desafios na governança internacional relacionados à legitimidade democrática com o envolvimento de todas as partes interessadas (ou stakeholders). Discussões de McKeon (2021) e Fakhri (2021; 2022), o risco da captura corporativa dessa agenda pública por parte das grandes corporações privadas é iminente, reduzindo as obrigações estatais indelegáveis. Em oposição a essa tendência, defende-se modelos de gestão/paradigmas que sejam baseados nos direitos humanos e centralizados no Estado contra o multistakeholderism.
Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO: “Governança alimentar internacional e a promoção do DHAA: Participação social no contexto do multistakeholderism”

