v. 32 n. 53 (2007)

Dezembro
Publicado: 2007-07-03

Dossiê

  • Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna

    Angela B. Kleiman
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.242
  • Leitura e conhecimento

    Vera Teixeira Aguiar
    26-41
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.246
  • Desvelando o processo de compreensão leitora: protocolos verbais na pesquisa em leitura

    Lêda Maria Braga Tomitch
    42-53
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.244
  • Como avaliar a compreensão leitora

    Onici Claro Flores
    54-65
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.123
  • Processamento da linguagem: contribuições da neurolingüística

    Lílian Cristine Scherer, Rosângela Gabriel
    66-81
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.245

Artigos

  • Princípio alfabético e consciência fonológica: fatores determinantes no tempo de leitura de crianças em processo de alfabetização

    Ana Paula Rigatti Scherer
    82-99
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.69
  • O lugar do livro e da escrita em Shrek

    Lovani Volmer, Flávia Brocchetto Ramos
    100-109
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.84
  • Ler e brincar: uma combinação possível para formar leitores

    Renata Cavalcanti Eichenberg
    110-119
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.67
  • Conto de fadas: o texto entre o leitor e o computador

    Laiza Karine Gonçalves
    120-127
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.83
  • Educação infantil: literatura como espaço de fruição

    Maraísa Mendes da Costa, Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo
    128-140
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.82
  • Dificuldades de leitura e escrita em crianças disléxicas e não-disléxicas

    Mônica Hogetop
    141-150
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.81
  • Do texto sem sentido à produção de sentidos: uma experiência de leitura na educação de jovens e adultos

    Patricia Vargas da Rosa, Lílian Rodrigues da Cruz
    151-160
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.74
  • A argumentação no discurso de Teotônio Vilela em memória a Juscelino Kubitschek: um estudo retórico

    Tiago Pellizzaro, Jorge Alberto Molina
    161-174
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.77
  • Interface entre memória e leitura

    Pedro Nunes de Castro, Rosângela Gabriel
    175-188
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.87
  • Problematizando a escrita de sujeitos surdos na L2 - Língua Portuguesa

    Suzana Bertó, Rosângela Gabriel
    189-204
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.86
  • As relações intertextuais no poema “Posando”, de Beatriz Viégas-Faria

    Rosiene Almeida Souza
    205-215
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.79
  • Cinema também se faz na escola

    Elizabeth Schmitz, Lovani Volmer, Sabrine Elma Heller
    216-224
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.80
  • O alemanismo e o “perigo alemão” na literatura brasileira da primeira metade do século XX

    Olgario Paulo Vogt
    225-258
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.240
  • O papel do imaginário na formação de inferências na leitura

    Sandra Regina Tornquist
    259-265
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.73
  • Fatores envolvidos na compreensão da leitura do gênero notícia de jornal

    Patricia Vargas da Rosa
    266-273
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.75

Resenha

  • O ensino da leitura: o que a ciência nos diz sobre como ensinar a ler.

    Greici Queli Machado
    274-276
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.166
  • Convite para uma viagem com Sérgio Schaefer

    Romar Rodolfo Beling
    277-278
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.241