v. 41 (2016): Especial - VII Colóquio Nacional Leitura e Cognição

Janeiro / Junho
Publicado: 2016-03-16

Editorial

  • Apresentação

    Cristiane Dall’Cortivo Lebler, Onici Claro Flôres
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7337

Artigos

  • Linguagem, interação e trabalho docente

    Marcia Cristina Corrêa
    03-19
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7321
  • Experiências de significação na linguagem: enunciação e ensino de língua materna

    Carmem Luci da Costa Silva
    20-28
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7322
  • ATITUDES INTOLERANTES ERGUEM MUROS E IMPEDEM A CONSTRUÇÃO DE PONTES: uma análise cognitivo-discursiva da emersão da metáfora sistemática no gênero artigo de opinião

    Ana Cristina Pelosi, Rosangela Gabriel
    29-41
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7323
  • A inter-relação leitura & escrita: o papel do conhecimento prévio e das estratégias leitoras

    Onici Claro Flôres
    42-52
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7324
  • A escrita académica: um jogo de forças entre a geração de ideias e a sua concretização

    Maria da Graça Lisboa Castro Pinto
    53-71
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7325
  • Memória e representação da figura masculina em canções tradicionalistas

    Ana Paula Teixeira Porto
    72-78
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7326
  • Literatura e sociedade: uma leitura da representação da homoafetividade em contos brasileiros do século

    Luana Teixeira Porto
    79-87
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7329
  • “Para gostar de ser”: literatura negra, racismo e autoestima

    Denise Almeida Silva
    88-94
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7330
  • K. – relato de uma busca: a ficção a serviço da revisão da história nacional

    Ernani Mügge
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7331
  • A Estação: ideologia burguesa e sua denúncia em Quincas Borba

    Juracy Assmann Saraiva
    105-115
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7332
  • Sobre o Boom e outras onomatopeias literárias

    Jorge Iván Parra Londoño
    116-133
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7333
  • A lição de Alice: maravilhas da linguagem

    Maria Antónia Jardim
    134-142
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7334
  • Fernando Pessoa e as diferentes leituras de sua vida e obra

    Pedro Teixeira da Mota
    143-153
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7335
  • A literatura, o sistema midiático e a emergência do quarto narrador

    Demétrio de Azeredo Soster
    154-161
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7336