v. 35 n. 58 (2010): Literatura e Conhecimento

Janeiro / Junho
Publicado: 2010-01-02

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    Eunice T. Piazza Gai, Zíla Letícia G. Pereira Rêgo
    01-04
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1318

Literatura e Conhecimento

  • Conhecimento e ameaça numa canção de Joaquim Cardoso

    Hermenegildo Bastos
    05-16
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1319
  • Sobre a especificidade do conhecimento poético

    Acácio Luiz Santos
    17-29
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1194
  • Junqueira Freire e as contradições do heroísmo

    Renato Suttana
    30-43
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.903
  • Metaficção nos romances de Machado de Assis

    Janine Resende Rocha
    44-53
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1320

Leitura e Interdisciplinaridade

  • A ficção brasileira pós-64: notas sobre o autoritarismo e a fragmentação em A festa, de Ivan Ângelo

    Lizandro Carlos Calegari
    54-73
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1321
  • Machado de Assis: crês em sonhos?

    Teresinha V. Zimbrão da Silva
    74-87
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1191
  • Umberto Eco, Jorge Luís Borges e os fenômenos especulares: para uma formulação físico-literária do conceito de intertextualidade

    Marcelo Pacheco Soares
    88-98
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1163
  • O forte em análise durandiana

    Cláudia Mentz Martins
    99-116
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1379

Literatura e Memória

  • História, memória e subjetividade em João Cabral

    Everton Barbosa Correia
    117-134
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1322
  • O motivo da infância em invenção de Orfeu, de Jorge de Lima

    Luciano Dias Cavalcanti
    135-166
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1323
  • A educação da criança em crônicas de Clarice Lispector: a leitura, a escola e outras lições

    Vera Lúcia de Moraes
    167-178
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1324
  • Plagiato e androginia em “Se eu seria personagem”, de João Guimarães Rosa

    Adilson dos Santos
    179-198
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.373

O Texto Literário e a Perspectiva Do Leitor

  • Estrutura composicional de contos de Machado de Assis: convite à reflexão do leitor

    Juracy Assmann Saraiva
    199-216
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1325
  • Escutando as paredes e vendo através delas: a aquisição do conhecimento estético através da leitura do livro ilustrado

    Paula Mastroberti
    217-231
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1326
  • Faces do conto popular e seus percursos de leitura

    Flávia Broccheto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo, Angélica Vieira da Silva
    232-244
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.944