A educação da criança em crônicas de Clarice Lispector: a leitura, a escola e outras lições

Autores

  • Vera Lúcia de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1324

Resumo

O repertório de leitura de Clarice Lispector, ou seja, seus textos escritos com implicações de caráter interpretativo e crítico mediante referências materializadas em forma de leitura, releituras, escritas, reescritas, mostra o “caldo de cultura” que atravessa sua obra. Assim sendo, mais que um história de leituras de seus textos, o livro aponta também, de forma mais abrangente, para a história do livro, do discurso, da crítica e, de forma mais ampla, para o conhecimento. A estrutura dos textos de Lispector é frequentemente comparada ao desenvolvimento das tragédias gregas, às jornadas dos heróis mitológicos e aos ritos epifânicos de iniciação, descrevendo viagens interiores das protagonistas, revelações que elas recebem, ao lado da racionalização de suas coações socioculturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-01-02

Edição

Seção

Literatura e Memória

Como Citar

A educação da criança em crônicas de Clarice Lispector: a leitura, a escola e outras lições. (2010). Signo, 35(58), 167-178. https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.1324