Vol. 50 Núm. 99 (2025): Edição comemorativa 50 anos: Estudos Linguísticos e Cognição

Criada em 1975, a revista Signo comemora 50 anos em 2025. A fim de marcar esse jubileu de ouro, o volume 50 será dedicado à publicação de artigos, ensaios, resenhas e  entrevistas cujas temáticas sejam atinentes às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, que tem como área de concentração os estudos sobre leitura. O número 99 reunirá textos que discutam modelos de funcionamento cerebral e que apresentem pesquisas inter-relacionando fenômenos linguísticos e enunciativos a fenômenos de ordem cognitiva e cultural. Serão acolhidas ainda propostas de análise de alternativas teóricas e hipóteses que forneçam subsídios explicativos que englobem linguagem, cognição e contexto cultural. 

 

Organização:

1- Prof. Dr. Diego Spader de Souza (Unisc)

2- Profa. Dra. Cristiane Dall Cortivo Lebler (UFSC)

3 - Prof. Dr. Hans C. Boas (University of Texas at Austin/USA)

Publicado: 2025-10-14

Apresentação

  • Os caminhos da leitura: o percurso editorial da Revista Signo

    Diego Spader de Souza, Cristiane Dall Cortivo Lebler, Hans C. Boas
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20715

Artigos

  • Cognição, emoção e multimodalidade: revisão e atualização teórica

    Maria Karolyne da Rocha Ferreira, Patrícia Ferreira Botelho, Ada Lima Ferreira de Sousa, Brendo Luciano Gomes
    03-14
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20427
  • Classes verbais e alternâncias no Português Brasileiro: estudo semântico dos verbos meteorológicos

    Rafael Gonçalves Silva Freire
    15-26
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20419
  • All roads lead to semantic frames: how Fillmore’s frame theory became the quiet backbone of cognitive linguistics

    Diego Spader de Souza, Aline Nardes dos Santos, Rove Chishman
    27-39
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20507
  • Frames evocados em insultos em comentários de redes sociais: análise da conceptualização de opositores políticos

    Guilherme Hatwig Piper, Ana Flávia Souto de Oliveira
    40-53
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20698
  • Metáfora pictórica em charge sobre a operação lava jato: uma abordagem situada

    Naira Velozo, Sandra Bernardo
    54-62
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20480
  • Quando os muros caem: a linguagem metafórica e o processo de framing em ‘Darmok’ de Star Trek

    Eduardo Alves Da Silva, Vinicius Bezerra
    63-76
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20508
  • Casos policiais e encapsulamento: uma análise das expressões referenciais metonímicas

    Marcos Helam Alves da Silva, Márcia Ananda Soares Siqueira de Sousa
    77-88
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20696
  • Antropônimos antonomásticos no contexto das eleições presidenciais de 2022: Uma análise sob a Linguística Cognitiva

    Luan Oliveira Mendes, Natival Almeida Simões Neto
    89-101
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20509
  • Neurociência para a educação: estimulação das habilidades cognitivas em busca da aprendizagem efetiva

    Letícia Priscila Pacheco
    102-111
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20453
  • Programa de treino linguístico-cognitivo para pessoas idosas típicas: desenvolvimento e perfil de usuário

    Ana Paula Rodrigues Bastos, Lilian Cristine Hübner
    112-125
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20506
  • The effect of bilingualism and dyslexia on working memory, reading comprehension and oral language proficiency

    Denise Neumann, Lêda Maria Braga Tomitch, Veema Lodhia, Nasrin Zamani Foroushani, Karen E. Waldie
    126-142
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20513
  • Lecture en langue seconde: compréhension par la construction de schémas

    Andreana Carvalho de Barros Araújo, Lidiany Pereira dos Santos
    143-152
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20493
  • Ensino de língua inglesa voltado às ciências da saúde: uma revisão de escopo

    William Kirsch, Simone Sarmento, Beatriz Coelho
    153-174
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20504
  • Entre a ciência da leitura e a prática docente: o lugar das ciências cognitivas nos cursos de Pedagogia

    Ana Paula Regner, Vitória Rössler de Abreu, Aline Elisabete Pereira
    175-188
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20503
  • Pretoguês e a sua ressignificação: do olhar pejorativo à resistência/representação sobre as marcas de africanização linguística

    Makosa Tomás David
    189-199
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20692
  • Leitura compartilhada: imagens ou palavras? O uso de livros ilustrados, com e sem texto, e a relação com compreensão oral e o vocabulário

    Anathyele Brandt, Márcia Mota
    199-209
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20459

Resenha