Cognição, emoção e multimodalidade: revisão e atualização teórica

Autores

  • Maria Karolyne da Rocha Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Patrícia Ferreira Botelho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ada Lima Ferreira de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brendo Luciano Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20427

Palavras-chave:

cognição, emoção, multimodalidade, linguística cognitiva, levantamento bibliográfico

Resumo

Este artigo, de caráter bibliográfico e qualitativo, teve como objetivo realizar o levantamento teórico dos conceitos de Cognição, Emoção e Multimodalidade. A busca por tais conceitos se deu a partir das plataformas da Scielo Brasil e da CAPES, tendo como objeto de estudo artigos científicos publicados entre 2013 e 2023, considerando o aporte teórico da Linguística Cognitiva. Como resultados esperados, delimitamos os caminhos teóricos que fornecerão arcabouço necessário aos estudos em linguagem, de modo a promover a atualização dos conceitos e questões a serem propostas para o campo da pesquisa linguística. Do recorte dos artigos nas bases de dados explicitadas acima, foram selecionados dezesseis textos, dentre os quais observamos tanto atualizações dos conceitos, no caso de Cognição, como necessidade de estudos mais aprofundados tendo em vista a baixa recorrência de artigos na área, como observado para o conceito de Multimodalidade, considerando a delimitação de tais conceitos no campo teórico da Linguística Cognitiva.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Ferreira Botelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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  • Ada Lima Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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  • Brendo Luciano Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

Cognição, emoção e multimodalidade: revisão e atualização teórica. (2025). Signo, 50(99), 03-14. https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20427