Cognição, emoção e multimodalidade: revisão e atualização teórica
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20427Palavras-chave:
cognição, emoção, multimodalidade, linguística cognitiva, levantamento bibliográficoResumo
Este artigo, de caráter bibliográfico e qualitativo, teve como objetivo realizar o levantamento teórico dos conceitos de Cognição, Emoção e Multimodalidade. A busca por tais conceitos se deu a partir das plataformas da Scielo Brasil e da CAPES, tendo como objeto de estudo artigos científicos publicados entre 2013 e 2023, considerando o aporte teórico da Linguística Cognitiva. Como resultados esperados, delimitamos os caminhos teóricos que fornecerão arcabouço necessário aos estudos em linguagem, de modo a promover a atualização dos conceitos e questões a serem propostas para o campo da pesquisa linguística. Do recorte dos artigos nas bases de dados explicitadas acima, foram selecionados dezesseis textos, dentre os quais observamos tanto atualizações dos conceitos, no caso de Cognição, como necessidade de estudos mais aprofundados tendo em vista a baixa recorrência de artigos na área, como observado para o conceito de Multimodalidade, considerando a delimitação de tais conceitos no campo teórico da Linguística Cognitiva.
Downloads
Referências
BAQUERO CASTELLANOS, Silvia; SEGOVIA CUÉLLAR, Andrés. Cognición corporizada y comprensión semántica. Pensamiento Psicológico, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 123-134, 2018. Disponível em: https://revistas.javerianacali.edu.co/index.php/pensamientopsicologico/article/view/364. Acesso em: 13 maio. 2024.
CIENKI, Alan. Cognitive Linguistics, gesture studies, and multimodal communication. Cognitive Linguistics, [s.l]: De Gruyter Mouton, v. 24, n. 4, p. 603-618, out. 2016. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/cog-2016-0063/html. Acesso em: 20 jun. 2024.
DU TOIT, Cornel W. Emotion and the affective turn: towards an integration of cognition and affect in real life experience. Herv. teol. stud. [online], Pretoria: Reformed Theological College, v. 70, n.1, p. 1-9, jan. 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0259-94222014000100081&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jul. 2024.
DUQUE, Paulo Henrique. A emergência do comportamento linguístico. Revel, Nova Hamburgo, v. 14, n. 27, p. 151-172, 2015.
DUQUE, Paulo Henrique. Por uma abordagem ecológica da linguagem. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 1, p. 55–78, 2016. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/2688. Acesso em: 13 maio. 2024.
DUQUE, Paulo Henrique. De perceptos a frames: cognição ecológica e linguagem. Scripta, v. 21, n. 41, p. 21-45, 30 jun. 2017.
DUQUE, Paulo Henrique. Narratologia: uma abordagem baseada em frames. Eutomia, Recife, v.1, n.32. p.1-18, dez. 2022.
FRIJDA, Nico Henri. The evolutionary emergence of what we call “emotions”. Cognition and Emotion, [s.l]: Taylor & Francis Online, v. 30, p. 1-12, jan. 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02699931.2016.1145106. Acesso em: 23 jul. 2024.
FURTAK, Rick Antony. Emotional Knowing: the Role of Embodied Feelings in Affective Cognition. Philosophia, [s.l]: Springer, v. 46, p. 575–587, dez. 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11406-017-9936-7#citeas. Acesso em: 23 jul. 2024.
HART, Christopher; QUERALTO, Javier Marmol. What can cognitive linguistics tell us about language-image relations? A multidimensional approach to intersemiotic convergence in multimodal texts. Cognitive Linguistics, [s.l]: De Gruyter Mouton, v. 32, n. 4, p. 529-562, out. 2021. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/cog-2021-0039/html#MLA. Acesso em: 17 jun. 2024.
KIVERSTEIN, Julian; MILLER, Mark. The embodied brain: towards a radical embodied cognitive neuroscience. Frontiers in human neuroscience, [s.l], v. 9, p. 1-11, maio. 2015. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/human-neuroscience/articles/10.3389/fnhum.2015.00237/full. Acesso em: 23 jul. 2024.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse. London: Arnold, 2001.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago: Chicago University Press, 1980.
MAIESE, Michelle. How can emotions be both cognitive and bodily?. Phenomenology and the Cognitive Sciences, [s.l], v. 13, p. 513–531, jun. 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11097-014-9373-z. Acesso em: 23 jul. 2024.
RIMASSA, Carla. Cognición: denominador común para los estudios del lenguaje en las ciencias cognitivas. Lit. lingüíst., Santiago, n. 33, p. 325-348, 2016. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-58112016000100016&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 13 maio. 2024.
VANIN, Aline Aver. À flor da pele: a emergência de significados de conceitos de emoção. 2012. 287 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Letras - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
VANIN, Aline. Quando a carne se faz verbo: a emergência de significados pelo (e no) corpo. Ilha do Desterro, Florianópolis - SC, v. 68, n. 3, p. 115-129, 2015.
WRIGHT-CARR, David Charles. La ciencia cognitiva corporeizada: Una perspectiva para el estudio de los lenguajes visuales. Entreciencias: diálogos soc. conoc., León, v. 6, n. 16, p. 79-94, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-80642018000100079&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 13 maio. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.