Neurociência para a educação: estimulação das habilidades cognitivas em busca da aprendizagem efetiva
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20453Palavras-chave:
neurociência, aprendizagem, cognição, funções executivas, metacogniçãoResumo
Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre a forma como os conhecimentos sobre neurociência podem ampliar a qualidade das aulas e intervenções pedagógicas em estudantes típicos e atípicos. Partimos de temas como a neuroplasticidade, a atenção, a motivação, as funções executivas e a metacognição, e assim, buscamos evidências neuropsicopedagógicas que dão conta do processo de aprendizagem. A partir da perspectiva da interface entre a neurociência e a educação, tratamos de como o desenvolvimento adequado das funções executivas e da metacognição podem impactar o modo como se aprende e de que forma podem contribuir para resultados mais positivamente expressivos nas experiências da sala de aula na escola regular. A relevância deste artigo se dá por sua contribuição com o conhecimento dos profissionais da educação e se apresenta como uma ferramenta de auxílio à construção do conhecimento docente no âmbito da cognição. As ciências da cognição têm um papel de grande importância para as perspectivas da educação escolar, ainda mais no que diz respeito à estimulação das funções executivas e da metacognição, a fim de qualificar o processo de aprendizagem em contextos variados.
Downloads
Referências
ALL, S.H. Neurociência da memória: 7 passos para aprimorar o poder do seu cérebro, melhorar a memória e manter a mente ativa em qualquer idade. Porto Alegre: Artmed, 2025.
AMARAL, A.L.N.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: Olhando Para O Futuro Da Aprendizagem. Brasília: SESI/DN, 2022.
ANDERSON, P.J. Towards a developmental model of executive function. In: ANDERSON, V.; JACOBS, R.; ANDERSON, P.J. Executive Functions and the Frontal Lobes: A lifespan perspective. New York: Taylor & Francis, 2008.
BANDHU, D. et al. Theories of motivation: A comprehensive analysis of human behavior drivers. In: Acta Psychologica. Vol. 244, April 2024.
BARKLEY, R.A. Executive Functions: What they are, how they Work, and Why they Evolved. New York: The Guilford Press, 2012.
BOSSON, M. S., et al. Strategy acquisition by children with general learning difficulties through metacognitive training. In: Australian Journal of Learning Difficulties, V. 15(1), p. 13–34, 2010. https://doi.org/10.1080/19404150903524523.
BRIDI FILHO, C. A. e BRIDI, F.R. de S. Sobre o aprender e suas relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia. In: ROTTA, N.T. et al. Neurologia e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016.
COSENZA, R. M. e GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, R.L.S. Neurociência e aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação. V. 28, 2023.
DAWSON, P., GUARE, R. Inteligente mas disperso: o método revolucionário das habilidades executivas para ajudar as crianças no desenvolvimento de seu potencial. São Paulo: nVersos, 2022.
DEHAENE, S. É assim que aprendemos: por que o cérebro funciona melhor do que qualquer máquina (ainda ...). São Paulo: Contexto, 2022.
DONNA-LYNN, FORREST-PRESSLEY, WALLER, T.G. Cognition, Metacognition, and Reading. New York: Springer-Verlag, 1984.
DUBOIS, B. et al. How to Study Frontal Lobe Functions in Humans. In: THIERRY, A.-M. et al. Motor and Cognitive Functions of the Prefrontal Cortex. Berlin: Springer-Verlag, 1993.
FERREIRA, M.G.R. Neuropsicologia e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014.
FUNAHASHI, S. Dorsolateral Prefrontal Cortex: Working Memory and Executive Functions. Singapore: Springer, 2022.
GÜNER, P. & ERBAY, H. N. Metacognitive skills and problem-solving. In: International Journal of Research in Education and Science (IJRES), V. 7(3), p. 715-734, 2021. https://doi.org/10.46328/ijres.1594.
HENZE, I. Neuroplasticidade: quebra de um dogma de Neurociência. In: CODEA, A.; RELVAS, M. Neurociência pedagógica: ciência do cérebro aplicada à aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2023.
HOKOSAWA, R.; TOMOZAWA, R.; KATSURA, T. Associations between Family Routines, Family Relationships, and Children’s Behavior. In: Journal of Child and Family Studies, vol. 32, p. 3988-3998, 2023. https://doi.org/10.1007/s10826-023-02687-w.
KOIDE, A. B. de S.; TORTELLA, J.C.B. Segura sua mão na minha: uma conexão entre neurociência e Educação. In: Ensaio: avaliação de políticas públicas da Educação, Rio de Janeiro, v.31, n.119, p. 1-25, abr./jun. 2023.
LENT, R. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.
LOUCA, M.; SHORT, M.A. Sleep deprivation leads to mood deficits in healthy adolescents. In: Sleep, V. 37, p. 1799 – 1807, 2014.
LOUZADA, F.M.; RIBEIRO, S. Sono Aprendizagem e Sala de aula. In: Orgs. LENT, R.; BUCHWEITZ, A., MOTA, M.B. Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos. São Paulo: Editora Atheneu, 2018.
LURIA, E.; SHALOM, M.; LEVY, D.A. Cognitive Neuroscience Perspectives on Motivation and Learning: Revisiting Self-Determination Theory. In: Mind, Brain, and Education, V. 15, p. 5-17, 2021. https://doi.org/10.1111/mbe.12275.
MARTÍN, H. R. Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2024.
MARQUES, A.P.P.; AMARAL, A.V.M.; PANTANO, T. Treino de funções executivas e aprendizado. 2. ed. Santana de Parnaíba: Manole, 2022.
McKEOWN, M.G. e BECK, I.L. The Role of Metacognition in Understanding and Supporting Reading Comprehension. In: HACKER, D.J., DUNLOSKY, J., GRAESSER, A.C. In: Handbook of Metacognition in Education. New York: Routledge, 2009.
PAHRIZAL, N. et al. Metacognitive Reading Strategies and Their Impact on Comprehension: Insights from Rural EFL Learners. In: Indonesian Journal On Learning and Advanced Education, Vol. 7(1), p.2656-2804, 2024 https://doi.org/10.23917/ijolae.v7i1.23908.
PORTUGAL, A.M.; et al. Do pre-schoolers with high touchscreen use show executive function differences? In: Computers in Human Behavior, V. 139, February, 2023. https://doi.org/10.1016/j.chb.2022.107553.
ROTTA, N. T. et al. orgs. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
RUNGSATTATHARM, L. et al. Longitudinal associations between executive function and positive parenting during early childhood and resilience, self-regulation, and behavioral problems in school-age children. In: Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, V. 19, n. 19, 2025. https://doi.org/10.1186/s13034-025-00875-8.
SANTANA, A.N. de; ROAZZI, A.; NOBRE, A.P.M.C. The relationship between cognitive flexibility and mathematical performance in children: A meta-analysis. In: Trends in Neuroscience and Education. V. 28, September, 2022.
SATO, M. Metacognition. In: LI, S., HIVER, P., PAPI, M. The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Individual Differences. New York: Routledge, 2022.
SCHNEIDER, W.; ARTELT, C. Metacognition and mathematics education. In: ZDM Mathematics Education, Vol. 42, p. 149–161, 2010. https://doi.org/10.1007/s11858-010-0240-2.
SERTORI, P. C. F.; SERAFIM, A. de P.; ROCCA, C.C. de A. Estimulação da atenção de crianças e adolescentes. Barueri: Manole, 2020.
TAVARES, L.R.G e GUIMARÃES, M.R. Relação entre aprendizagem e disfunções executivas em crianças e adolescentes com transtorno bipolar. In: ROTTA, N.T. et al. Neurologia e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016.
WHITE, B., FREDERIKSEN, J. e COLLINS, A. The Interplay of Scientific Inquiry and Metacognition: More than a Marriage of Convenience. In: HACKER, D.J., DUNLOSKY, J., GRAESSER, A.C. Handbook of Metacognition in Education. New York: Routledge, 2009.
WOLF, M. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.