v. 46 n. 85 (2021): Ensino de língua em tempo de pandemia: aprendizagens e perspectivas

Janeiro-Abril
Publicado: 2021-01-06

Apresentação

  • Apresentação

    Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Isabel Roboredo Seara, Leonor Werneck Dos Santos
    1
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.16140

Artigos

  • O ensino remoto de língua portuguesa na educação básica frente à pandemia da covid-19: perspectivas e possibilidades

    Ive Marian de Carvalho, Pollyanne Bicalho Ribeiro
    15-25
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15563
  • A pandemia e a urgência das tecnologias: reflexões sobre os desafios para o ensino de língua portuguesa em tempos de isolamento social

    Wellington Gomes de Souza, Jaqueline de Jesus Bezerra
    2-14
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15626
  • Ensino Remoto e anos iniciais do ensino fundamental: reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita

    Marilia Forgearini Nunes, Renata Sperrhake
    26-34
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15710
  • Crenças e ações dos discentes quanto ao desenvolvimento da habilidade de produção oral durante aulas online na pandemia da COVID-19

    Mônica Bezerra da Silva Fernandes, Yûki Mukai
    35-47
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15651
  • Podcasts, Clube de Redação Criativa e Atendimentos Virtuais: novas estratégias para novos tempos

    Priscila Thaiss da Conceição de Medeiros, Lidiane de Marins Pereira
    48-57
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15706
  • Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças

    Letícia Priscila Pacheco, Lilian Cristine Hübner
    58-69
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15672
  • Competências digitais e práticas de ensino de PLE a hispanofalantes em contexto universitário online de emergência

    Ana Laura dos Santos Marques
    70-82
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15668
  • Perspectivas de professoras de inglês para crianças: (re)planejar, (re)pensar e (trans) formar durante a pandemia (Covid-19)

    Juliana Reichert Assunção Tonelli, Claudia Jotto Kawachi Furlan
    83-96
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15654
  • Desafios no ensino e aprendizagem de línguas adicionais para crianças em tempos de COVID-19: vozes de professoras de um contexto mato-grossense

    Vitória França Albuquerque, Riscieli Dallagnol, Leandra Ines Seganfredo Santos
    97-107
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15831
  • Aulas virtuais: uma discussão sobre a interação no aprendizado de língua estrangeira em tempos de pandemia

    Nina Rioult, Adilson Marron, Telma Pereira
    108-121
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15617
  • Os alunos das redes pública e particular do Ceará em tempos de pandemia na visão dos professores de línguas estrangeiras

    Andreia Turolo da Silva, Albert Cristian Dutra da Mota, Náyla Naira Brito Nobre, Yana Valéria Bezerra de Freitas Ferreira
    122-133
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15580
  • Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia

    Gustavo Estef Lino da Silveira, Andrea da Silva Marques Ribeiro, Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa, Mônica de Medeiros Villela, Sônia Melo de Jesus Ruiz
    134-144
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15684
  • Emergency remote teaching at EWB-UFx during coronavirus pandemic: Coping with (di)stres

    Elaine Maria Santos, Rodrigo Belfort Gomes
    145-156
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15696
  • Ensino de alemão em tempos remotos: o trabalho com criação de vídeos

    Dorotea Frank Kersch, Jaqueline Schabarum
    157-169
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15678
  • Adaptação de um curso de alemão em contexto acadêmico para o ensino remoto emergencial através de metodologias ativas

    Raquel Garcia D'Avila Menezes
    170-179
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15675
  • Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva

    Wanderleya Magna Alves, Francisco Vieira da Silva, José Cezinaldo Rocha Bessa
    180-192
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15765
  • Usos de si no ensino remoto emergencial: A atividade docente sob os enfoques dialógico e ergológico

    Márcia Cristina Neves Voges, Maria da Glória Corrêa di Fanti
    193-205
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15653
  • Ler e escrever criativamente: cores poéticas na prática de letramento literário cadáver esquisito

    Beatriz Pereira Almeida, Alinne de Morais Oliveira Cordeiro, Rildo Cosson
    206-238
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15819

Relatos

  • Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ

    Debora Ribeiro Lopes Zoletti, Maristela da Silva Pinto
    239-247
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15688
  • Atividade criadora em momento de pandemia: relato de experiência das aulas de língua inglesa

    Daniela Aparecida Vendramini-Zanella, Beatriz Oliveira Delboni
    248-261
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15657
  • O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação

    Karina Segaty, Cyntia Bailer
    262-271
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15709
  • Relato de experiência: aprendizado remoto em meio à pandemia

    Manuela Correa Oliveira, Patrícia Cabral Araújo, Roza Luiza Caiado de Castro Accioly
    272-277
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15690
  • Business english: Como candidatar-se para uma vaga de emprego fora do Brasil ou em empresas multinacionais

    Francielly Rosa Marafon, Vicente Henrique Brückmann Saldanha, Maria Alejandra Saraiva Pasca
    278-283
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15664
  • Tempos de pandemia: E agora, José? As aulas são online

    Ivonete Soares Nink
    284-291
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15646

Entrevista

  • Entrevista com Professor Doutor. Carlos Ceia, entrevistado pela Professora Doutora Isabel Roboredo Seara

    Isabel Roboredo Seara
    292-301
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.16178