v. 37 n. 62 (2012): V Colóquio Leitura e Cognição

Janeiro / Junho
Publicado: 2012-01-04

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    Comissão Editorial
    01
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2831

Dossiê

  • Transmutações da escrita em suporte digital

    Maria Lucia Santaella Braga
    02-15
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2832
  • Da literatura ao pensamento

    Gustavo Bernardo
    16-25
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2833
  • O retorno da narrativa: a busca do significado

    Luis Gonzaga Motta
    26-37
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2834
  • Narrativas brasileiras contemporâneas: alguns temas e implicações

    Vera Lúcia de Oliveira
    38-63
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2835

Leitura e Interdisciplinaridade

  • A leitura do texto literário: uma abordagem semiótica

    Expedito Ferraz Júnior
    64-80
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2838
  • Literatura e identidade: o plural e o híbrido na novela O Assobiador, de Ondjaki

    Karine Miranda Campos
    81-92
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2321

Leitura e processos cognitivos

  • O que a escrita de universitários pode dizer sobre suas práticas de leitura

    Lou-Ann Kleppa
    93-109
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2266
  • Possibilidades da leitura literária: entre resistência e a sedução

    Marli Cristina Tasca Marangoni, Flávia Brochetto Ramos
    110-128
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2839
  • Processo de leitura e internet: considerações relevantes

    Cláudia Strey
    129-144
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2338
  • Pesquisas em aquisição lexical através da leitura

    Lucilene Bender de Sousa, Rosângela Gabriel
    145-159
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2335
  • Cognição ampliada e aprendizagem inventiva: entrelaçamentos entre emoção e aprendizagem

    Valéria Neves Kroeff Mayer
    160-170
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2840
  • A descrição como ferramenta fundamental para uma boa comunicação

    Sérgio Brasil Fernandes
    171-189
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2882

Texto e hermenêutica

  • A poeticidade das coisas simples revelada em O fazedor de amanhecer

    Sandra Regina Tornquist, Flávia Brocchetto Ramos
    190-210
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2290
  • O sujeito no carnaval bakhtiniano e a perspectiva de jogo hermenêutico filosófico: um diálogo possível?

    Sandra Regina Klafke
    211-227
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2272
  • Impressoes do tempo em A casa do poeta trágico, de Carlos Heitor Cony

    Silvia Raquel Rocha, Eunice Terezinha Piazza Gai
    228-239
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2319
  • Narratividade: um modo de conhecer/interpretar o ser humano

    Carine Isabel Reis
    240-253
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2324
  • O suicídio na literatura

    Cassionei Niches Petry
    254-260
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2326
  • Três canções de mulheres: erotismo feminino na MPB

    Ana Luiza Martins
    261-278
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2841
  • O Finnegans Wake de James Joyce: incompreensibilidade, pluralidade de sentidos e proximidade com a poesia

    Adriano Scandolara
    279-294
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2327
  • O paradigma do céu e o paradigma da constelação: a filosofia e a poesia em A República, de Platão

    Fabiano Felten, Jorge Alberto Molina
    295-317
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2842

Compreensão leitora

  • Pais contadores de histórias, filhos futuros leitores

    Ana Paula Rigatti Scherer
    318-334
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2315
  • Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual

    Miranilde Oliveira Neves
    335-347
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2314
  • Curso “Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade”: caminho para a competência leitora através das tecnologias digitais

    Kátia Soares Coutinho, Marilene Rosa Miola
    348-366
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2856
  • Concepções de leitor, de leitura e de literatura no conto machadiano “Miss Dollar”

    Débora Bender, Juracy Assmann Saraiva
    367-380
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2886
  • O hipertexto e a não linearidade textual como agente facilitador da aprendizagem

    Angélica Ilha Gonçalves, Guilherme da Silva dos Santos, Maria Tereza Nunes
    381-395
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2887
  • A construção de um leitor implícito no conto “Introdução ao Passo da Guanxuma”, de Caio Fernando Abreu

    Ana Paula Cantarelli
    396-410
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2888
  • Comunicação midiática e dialogismo

    Graziela Frainer Knoll
    411-429
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2337

Narrativas literárias e comunicaionais

  • O jornal na escola: a construção da identidade do aluno

    Letícia Priscila Pacheco
    430-444
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2857
  • Avalovara, vertigem e medicações tecnológicas

    Nelson Nemo Franchini Marisco
    445-458
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2858
  • A ironia e a não ficção

    Ricardo Luís Düren, Eunice Piazza Gai
    459-468
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2317
  • Inter-relação entre as narrativas midiática e literária

    Márcia Beatriz Gabe
    469-480
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2889
  • O cantar para conquistar de Chico Buarque

    Mariana Conde Moraes Arcuri
    481-496
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2890
  • O presente de Prometeu

    Kassia Nobre
    497-502
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2316
  • Diálogos entre literatura e cinema: convergências e divergências entre as cadeias significantes do livro e do filme O Pequeno Príncipe

    Carla Simone Doyle Torres
    503-519
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2334
  • Entre o fato e a sedução: a construção de sentidos nas capas da revista Veja

    Fernanda Nunes Machado, Ana Nelcinda Garcia Vieira
    528-530
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2891
  • Bom dia silêncio: a ação da infância no cinema

    Ângela Fronckowiak
    531-545
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2892
  • Categorias de jogo e jogos textuais: uma leitura de O jogo da amarelinha

    Tânia Winch Lisbôa, Norberto Perkoski
    546-566
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2424