Entre realidades e devaneios, a escola que eu sinto: construções de sentidos em uma narrativa interpretativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19851

Palavras-chave:

Palavras-chave: educação e escola; narrativas interpretativas; construção de sentidos.

Resumo

A compreensão de escola, enquanto um movimento intrínseco de transformação de pessoas e histórias, perpassa à consideração de atores, contextos e sentidos. Tal tônica compreensiva pode ser estabelecida a partir de diálogos problematizadores em meio a rodas de conversa com a comunidade escolar, traduzida na percepção da realidade de cada um, algo que é idiossincrático à pessoa. A partir dos constructos teóricos das narrativas interpretativas, buscamos neste artigo elucidar “a escola que eu sinto”, construída em um espelho de olhares e percepções de professores brasileiros e panamenhos, participantes da pesquisa. Este processo levou à criação de trama de significados de (re)conhecimento para a construção de sentidos na escola, uma narrativa. Como direcionamentos em aberto, percebemos que “a escola que eu sinto” se aproxima em diferentes contextos, tanto no Brasil como no Panamá, tendo pontos de interlocução comuns ao acreditar na educação. Pontuamos também que os sentidos de escola dos participantes se constituem nas (e para as) vivências e experiências compartilhadas pela comunidade escolar, sendo comuns em alguns momentos e, particulares em devaneios em outros, geralmente relacionados ao esperançar e sonhar de cada um.

 

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Magda Lucia Vilas-Boas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Magda Lucia Vilas-Boas, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo MIneiro - UFTM. Psicanalista, Pós-graduação em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness, e em Eduação, Cidadania e Valores Humanos. Graduação em Letras-Português. Pesquisas em narrativas, cotidiano escolar e produção de sentidos.

     
  • Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Pós-doutor em Educação pela USP. Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Foi coordenador do curso de graduação em Física - Licenciatura de 2014 a 2016. É professor no curso de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFTM. É lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

  • Gilza de Oliveira Barbosa, Univerdad Autónoma de Chiriquuí - Panamá

    Mestre Em Matemática Educacional Unach
    Pós-Graduação Em Matemática Educacional Unachi
    Mestre Em Educação Com Especialização Em Pesquisa E Ensino Do Ensino Superior Universidad Del Istmo
    Pós-Graduação Em Ensino Superior. Universidad Del Istmo Grau Pleno Em Matemática Universidade Regional Do Nordeste

Downloads

Publicado

02-06-2025

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

Vilas-Boas, M. L., Colombo Junior, P. D. ., & de Oliveira Barbosa, G. . (2025). Entre realidades e devaneios, a escola que eu sinto: construções de sentidos em uma narrativa interpretativa. Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19851