Ressonâncias do primeiro ano da carreira de professores Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.33.19780Palavras-chave:
Professores de Educação Física;, Início de Carreira;, Formação inicial;, Formação continuada;, Pesquisa colaborativa.Resumo
O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa concluída, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, cujo objetivo foi o de relatar como a relação entre universidade e escola permitiu a construção de um fazer profissional, orientado a partir de processos reflexivos vivenciados pelos professores, e produziu outros sentidos para o fazer pedagógico dos professores de Educação Física em início de carreira. Atuaram como colaboradores 4 professores de Educação Física, egressos da Faculdade de Educação Física da UFMT, em início de carreira que tomaram posse em uma rede municipal de ensino em 2016. Utilizamos como dispositivos mediadores a Observação Colaborativa, os Ciclos de Reflexão e o Grupo Focal. O percurso nos permitiu assumir uma maior capacidade de reflexão acerca do que se espera que a Universidade desenvolva nos programas de Formação Inicial e de Formação Continuada dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.