Experiencias in/exclusión en las licenciaturas: narrativas de los estudiantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19753

Palabras clave:

En/exclusión, Narrativas, Enseñanza Superior

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir cómo las personas con discapacidad viven y narran sus experiencias de in/exclusión en las licenciaturas de una institución pública en Rio Grande do Sul (RS). El estudio se realizó desde la perspectiva de las contribuciones del campo postestructuralista, apoyado en los estudios de autores alineados con la teorización Foucaultiana. Como estrategia metodológica, además del análisis de documentos, utilizamos entrevistas narrativas con alumnos con discapacidad, trastornos del espectro autista y/o altas capacidades. A partir de los análisis, nos dimos cuenta de que existe una dispersión de acciones en diferentes áreas de la institución. Asociado a esto, identificamos movimientos de in/exclusión en la universidad, que ocurren a través de la invisibilización de las prácticas inclusivas en el aula, así como de los derechos de estos sujetos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Andressa Nunes Martins, FURG

    Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Técnica em Administração pela E.M.E.P. Dr. Antenor Gonçalves Pereira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq). Professora na Educação Básica na Rede Estadual e Municipal de Ensino de Rio Grande.

  • Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Associada do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. É Editora Chefe da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2022 e foi editora associada da mesma revista pelo período de 2019-2021. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foi membro do Comitê científico do GT 10 da da Anped-Sul (2017-2021), vice-coordenadora do GT 13 da ANPED Nacional (2022/2023) e atualmente é coordenadora do mesmo GT. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Publicado

2024-12-16

Número

Sección

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Cómo citar

Experiencias in/exclusión en las licenciaturas: narrativas de los estudiantes. (2024). Reflexão E Ação, 32(3), 144-163. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19753