"Quarto do espelho": narrativas de mulheres negras da EJA, pistas para educar em direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19881

Palavras-chave:

Narrativas, Mulheres Negras, EJA, Educação em Direitos Humanos

Resumo

Este artigo analisa as narrativas de mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), identifica seus saberes, problemas e formas de resistências em suas trajetórias escolares e aponta pistas para o educar em direitos humanos. Trata-se de um recorte da produção de dados da pesquisa de mestrado em Educação. Com o uso da Cartografia (Deleuze, 2010; Passos; Kastrup, 2010), cria a técnica “Quarto do Espelho” para produzir as narrativas orais. São referências basilares a literatura feminista de Evaristo (2016; 2020), de Jesus (1960), de Hooks (2013; 2021; 2022), de Collins; Bilge (2021); de Gonzalez (2020), confluindo com Foucault (2014) e Certeau (1994) e, acerca da compreensão da EJA, com Arroyo (2017) entre outros referenciais. As narrativas ressaltam os saberes experienciais do cuidado, principalmente, assumindo dimensões interseccionais de gênero, raça e classe, atravessadas pela violação de direitos. Nessa condição, estudar na EJA é uma tática de resistência. O trabalho aponta pistas de um educar em direitos humanos para o cuidado de si e dos outros, para a coletividade, a amizade e a sororidade como política de convivência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Naira de Carvalho, UFPI

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, graduada em Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Piauí e professora efetiva da Educação Básica da rede estadual do Maranhão. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI)..

  • Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Maria do Socorro Borges da Silva

    Doutora e mestra em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciada em História. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI) e Observatório de Juventudes e Violência na Escola (OBJUVE). Coordenadora do Laboratório de Experiências e Criações do Educar em Direitos Humanos (LECedh/UFPI).

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

"Quarto do espelho": narrativas de mulheres negras da EJA, pistas para educar em direitos humanos. (2024). Reflexão E Ação, 32(3), 199-213. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19881