Os (desa)fios entre a formação docente e a atuação profissional na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19326

Palavras-chave:

Educação Básica. Formação docente. Estágio. Identidades. Narrativas.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre os impactos e os desafios do estágio supervisionado na formação do professor da Educação Básica. Desse modo, analisaremos as construções identitárias nas narrativas de uma aluna-estagiária de língua materna, olhando para as práticas pedagógicas que a futura docente constrói em parceria com a professora regente. Com dados gerados em Conversas Exploratórias, alinhamo-nos a uma abordagem qualitativa de pesquisa e concluímos que esse processo formativo pode impactar positiva e negativamente na construção de si dos futuros professores e influenciar na motivação para atuar na Educação Básica, sobretudo diante de relações interpessoais conflituosas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan Silva da Piedade , PUC-Rio

    Professor de Comunicação e Expressão do Departamento de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também atua na Especialização em Língua Inglesa, orientando monografias e lecionando disciplinas de leitura e escrita acadêmica. Doutor e mestre em Letras/Estudos da Linguagem (PUC-Rio) na linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais. Cursou Licenciatura em Letras (Português/Inglês) nesta mesma instituição e Pós-Graduação em Administração e Supervisão Escolar na Universidade Cândido Mendes (UCAM). Seus campos de interesse compreendem estudos em Linguística Aplicada Crítica, Prática Exploratória, Formação de Professores, Questões Raciais e Religiões de Matrizes Africanas.

  • Emanuelle de Souza Fonseca Souza, PUC-Rio

    Estágio Pós-doutoral em andamento, na PUC-Rio. Doutora em Estudos Linguísticos (2023) pela PUC-Rio. Mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP (2018). Especialista em Linguística Aplicada: ao ensino de inglês como língua estrangeira pela Universidade Federal Fluminense #8722; UFF (2012). Especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro #8722;UFRJ (2009). Graduada em Letras, Licenciatura Português Inglês e Literaturas Correspondentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (2008). Desde 2008, leciona inglês e português como língua estrangeira em escolas de idiomas e empresas. Atuou como professora substituta/contratada da grade de inglês na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ/FFP, lecionando dois cursos por semestre por três anos (2011-2014). Atuou como professora no Instituo Anísio Teixeira ISAT, ministrando cursos para a grade de Letras e Pedagogia de 2017 até 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

Os (desa)fios entre a formação docente e a atuação profissional na Educação Básica. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19326