Vol. 15 Núm. 1 (2009)

Publicado: 2011-03-17

Editorial

  • Editorial

    Olgario Paulo Vogt, Wanderleia Elizabeth Brinckmann
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1926

Artigos

  • PENSANDO A SOCIEDADE INDIANA: REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA HINDU E O SABER HISTÓRICO

    Bianca Gonçalves Louzada, André Luiz Portanova Laborde
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1708
  • EDUCAÇÃO LIBERTADORA E MOVIMENTO OPERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE AO ENSINO DE HISTÓRIA

    Caroline Terra Oliveira, Maria de Fátima Santos Silva, Cauê Lima Canabarro
    19-29
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1766
  • O ENSINO DA HISTÓRIA E O TRABALHO: APROXIMAÇÕES

    Cauê Lima Canabarro, Caroline Terra Oliveira, Maria de Fátima Santos Silva
    30-40
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1767
  • A PERMANÊNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

    César Daniel Assis Rolim
    41-50
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1768
  • VIABILIZANDO POSSIBILIDADES: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES

    Cláudia Adriana Rocha Teixeira, Osvaldo André Oliveira
    51-60
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1769
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA VILA DE SANTO AMARO, MUNICÍPIO DE GENERAL CÂMARA, RS: RESGATE DA MEMÓRIA E INSERÇÃO DO TEMA NO CURRÍCULO ESCOLAR

    Cristiéle Santos Souza, André Luís Ramos Soares
    61-70
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1770
  • PRESERVANDO A MEMÓRIA REGIONAL: A IMPORTÂNCIA DE UM CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

    Débora Inês Vogt
    71-81
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1771
  • GRUPO DE ESTUDOS PAIDÉIA:A EXPERIÊNCIA DOCENTE EM HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE DOIS EDUCADORES

    Diego Mendes Cipriano, Marcelo Neves Ramos
    82-93
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1774
  • REFLETINDO AS PRÁTICAS SOCIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

    Everton Bandeira Martins, André Luiz Portanova Laborde
    94-105
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1775
  • A LUTA FEMININA NO CENÁRIO POLÍTICO-SOCIAL SUL-RIOGRANDENSE:O CASO DE ANNA AURORA DO AMARAL LISBOA NA CIDADE DE RIO PARDO – RS DE FINS DO SÉC. XIX AOS INÍCIOS DO SÉC. XX

    Fábia Winck
    106-114
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1786
  • VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO COMO TEMA TRANSVERSAL: UTILIZANDO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO DO PÚBLICO ESCOLAR

    Fabiana Oliveira, André Luís Ramos Soares
    115-125
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1787
  • A HISTÓRIA ORAL COMO PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

    Felipe Nóbrega, Lisiane Soldera, Adriana Senna
    126-136
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1789
  • O ENSINO DE HISTÓRIA E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA:MANEIRAS E POSSIBILIDADES

    Gabriel Jorge Quadros de Paula
    137-147
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1790
  • POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUNICÍPIO DE ITAARA, RS

    Guilherme Dias, André Luis Ramos Soares
    148-157
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1791
  • FORMAÇÃO DA MENTALIDADE POSITIVISTA COMO LEGITIMAÇÃO DE PODER: A CONSEQÜÊNCIA DESSE PROCESSO NA SALA DE AULA

    Jackson ManoeL Franchi Gonçalves
    158-169
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1792
  • O ENSINO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO AO VESTIBULAR: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DISCENTE

    Lidiane Elizabete Friderichs, Lídio Carlos Rodrigues de Lima Junior, André Luiz Portanova Laborde
    170-180
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1793
  • PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO HISTÓRICA NO ÂMBITO DO ENSINO

    Luciana Rodrigues Veleda
    181-193
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1794
  • SALVAÇÃO PELA EDUCAÇÃO: O PROCESSO EDUCATIVO EM RIO GRANDE

    Marcele da Silva Fernandes, Olívia Pereira Tavares
    194-199
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1796