v. 47 n. 90 (2022): A formação do leitor crítico em tempos da emergência das tecnologias de (des)informação

Setembro - Dezembro

Organizadores:

Profa. Doutora Régine Kolinsky (Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica);

Profa. Doutora Fraulein Vidigal de Paula (Universidade de São Paulo, Brasil);

Profa. Doutora Ana Luiza Navas (Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Brasil).

Publicado: 2022-12-29

Apresentação

Artigos

  • A literacia em um mundo de pós-verdade

    Régine Kolinksy, Camila Arnal, Habiba Bouali, Julia Justino, Méghane Tossonian, Sabina Rautu, José Morais, Myrto Pantazi, Olivier Klein
    02-13
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17870
  • Leitura com lupa: a semântica de frames e a formação do leitor crítico

    Josemar dos Santos, Rosângela Gabriel, Aline Aver Vanin
    14-25
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17820
  • Qual é a relação entre o poder das fake news e o nível de compreensão profunda da leitura?

    Letícia Priscila Pacheco, Lilian Cristine Hübner
    26-37
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17579
  • Multiplicidade participativa: Autoria e leitura de obras literárias em meio digital

    Andréa Catrópa da Silva
    38-44
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17552
  • Fake news que matam: realidade reproduzida em rede de ódio

    Vanessa Weber Sebastiany, Ana Claudia Munari Domingos
    45-55
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17197
  • Viralizou: uma análise linguística pragmática de Fake News sobre a pandemia no Brasil

    Fernanda Gonçalves Leal
    56-72
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17590
  • Eu, tu, ele, ela, nós e o narrador: conversas sobre leitura a partir de Percy Jackson

    Vanderléia Müller Schons, Lovani Volmer, Rosemari Lorenz Martins
    73-84
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17558
  • Sociedade digital e leitura crítica: como está sendo planejada a formação de professores de línguas em tempos de emergência das tecnologias da desinformação?

    Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Rafael Vetromille-Castro
    85-97
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17555
  • Psicologia social e fake news: a perspectiva do realismo crítico

    Marcos Emanoel Pereira
    98-117
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17849
  • O ensino da velocidade de leitura: um estudo sobre a relação entre fluência e compreensão leitora nos anos finais do ensino fundamental

    Maiara Potrich, Kári Lúcia Forneck
    118-129
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17410

In Memorian

  • Biografias de vivos: reconfigurações narrativas da escrita biográfica

    Rodrigo Bartz, Demétrio de Azeredo Soster, Fabiana Piccinin, Ângela C. T. Felippi
    130-169
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.18063