v. 45 n. 82 (2020)

Janeiro/Abril
Publicado: 2020-01-06

Apresentação

  • Apresentação

    Rosângela Gabriel, Rosane Maria Cardoso
    1
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.15076

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura

  • Leitura dramática e jogo teatral a partir da dramaturgia para crianças e jovens: possibilidades de fruição na escola

    Fabiano Tadeu Grazioli
    2-13
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14129
  • A experiência comunitária e a vivência da metrópole: o prelúdio, de William Wordsworth, à luz de Walter Benjamin

    Angiuli Copetti de Aguiar
    14-23
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14162
  • Literatura e engajamento em José Saramago

    Pedro Fernandes Oliveira Neto
    24-34
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14196
  • Colocar-se na obra literária: uma leitura dos que estão à margem

    Ísis Lopes de Almeida, Eunice Terezinha Piazza Gai
    35-46
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14220
  • O conto fantástico na formação do leitor: uma leitura do conto “O Buraco”, de Luiz Vilela

    Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Ricardo Magalhães Bulhões
    47-58
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14268
  • Experiência literária e comunicação em Georges Bataille

    Silvia Raimundi Ferreira
    59-64
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14294
  • A literatura da Shoah no Brasil: o frágil corpo humano em A morte de um carrasco, de Joseph Nichthauser

    Lizandro Carlos Calegari
    65-75
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14309
  • A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores

    Caroline Dambrozio Guerra, Marcus De Martini
    76-88
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14331
  • Por entre lágrimas e rastros de sangue: as dores e angústias representadas pela violência contra a mulher em olhos d’água, de Conceição Evaristo

    Luciane de Lima Paim, Patrini Viero Ferreira, Rosani Úrsula Ketzer Umbach
    89-100
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14360
  • O uso do diminutivo inho e suas possíveis significações pelo viés da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) e da Linguística Formal

    Fabiana Soares da Silva, Cristiane Dall’ Cortivo Debler
    101-111
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14265
  • O impacto cognitivo do bilinguismo no envelhecimento e a aquisição de segunda língua por aprendizes idosos

    Lívia Schleder de Borba
    112-123
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14317
  • Frames semânticos como organizadores do léxico do Direito Processual Penal: uma proposta metodológica

    Rove Chishman, Aline Nardes dos Santos, Fernando José Amâncio Rodrigues, Bruna Colares Rodrigues
    124-135
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14338
  • A estrutura do parágrafo na compreensão leitora: um estudo exploratório

    José Ferrari Neto
    136-149
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14349
  • Breve estudo sobre os usos dos termos empréstimo e estrangeirismo na tradição linguística em língua portuguesa

    Mariana Giacomini Botta
    150-159
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14356
  • Formação continuada em leitura: o olhar do professor para o uso de estratégias de pré-leitura na sala de aula

    Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho, Eudes T. Nadal Mulinari, Claudia Finger-Kratochvil
    160-172
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14459