QUE PORTUGUÊS É ESSE? DIVERSIDADE E ESTRANHAMENTO

Autores

  • Cláudia Landin Negreiros

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5876

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Ensino de Língua Portuguesa, Currículo, Diversidade Linguística

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese intitulada Sentidos sobre o Ensino de Língua Portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres - MT: a prática docente em discurso, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (Doutorado Interinstitucional – DINTER), no ano de 2013. Nessa pesquisa, cujo referencial teórico e metodológico foi a Análise de Discurso (AD) francesa, iniciada por Michel Pêcheux na França e continuada no Brasil por Eni Orlandi, propusemo-nos a mostrar efeitos de sentidos nos discursos de 24 sujeitos-professores de Língua Portuguesa que atuavam em 12 escolas estaduais do município de Barra do Bugres. Nas análises, os temas da diversidade, da formação continuada e do currículo mostraram-se recorrentes. E é sobre esse último tema que discutimos neste artigo, mostrando como o currículo de Língua Portuguesa foi ressignificado por um desses sujeitos-professores. Mais especificamente, o estranhamento causado nesse professor ao se deparar com a diversidade linguística existente na região onde se localiza uma das escolas investigadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Landin Negreiros
    Doutora em Educação (UFRGS). Docente da Área de Linguagens da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Barra do Bugres. Rua A s/n COHAB São Raimundo. Barra do Bugres – MT. Fone (65) 3361-1413. Email: clnegreiros@unemat.br.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte

Como Citar

QUE PORTUGUÊS É ESSE? DIVERSIDADE E ESTRANHAMENTO. (2015). Reflexão E Ação, 23(1), 50-71. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5876