Registros que se integram às práticas político-pedagógicas da professora, baseadas nas concepções de Célestin Freinet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.20603

Palavras-chave:

Registro., Prática-Pedagógica., Freinet., Educação Infantil., Narrativa.

Resumo

Resumo: Objetiva-se destacar a importância dos registros das práticas pedagógicas realizadas entre 2013 e 2019 em uma instituição pública. Analisa a interação entre esses documentos e os instrumentos utilizados, com vista os quatro eixos pedagógicos. Fundamentada nas ideias de Célestin Freinet, a articulação do artigo se dá através da prática político-pedagógica e da narrativa da professora, destacando um conjunto de atividades realizadas com diferentes turmas. A partir de uma perspectiva reflexiva, crítica e propositiva, busca responder às questões: qual é a importância dos registros? Como esses documentos e práticas influenciam a qualidade na Educação Infantil em uma instituição pública? É viável incorporar as concepções de Freinet no cotidiano de uma sala de educação infantil?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Aparecida Dias Kovalski, Universidade Estadual de Campinas

    Cristina Aparecida Dias Kovalski é professora de Educação Infantil na creche da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua desde 2024. Mestra em Educação pela Unicamp (2020), possui especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância (Unicamp, 2018) e curso de extensão em Formação de Especialista em Educação Infantil e os Direitos Fundamentais da Criança e da Infância (Unicamp, 2024). Concluiu também formação em Educação com Gestão Educacional nas áreas de Direção, Coordenação e Supervisão (Facuvale, 2025) e é graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip).

    Sua trajetória profissional e acadêmica é direcionada à formação docente, com foco na escuta sensível na/para a Educação Infantil, na documentação pedagógica e nas práticas narrativas. Atualmente, desenvolve um projeto piloto de doutorado no âmbito do GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada), que investiga o olhar e a escuta da professora na creche pública como caminhos para uma formação docente sensível, em diálogo com os pensamentos de Célestin Freinet e Paulo Freire.

    Palavras-chave: Educação Infantil; Célestin Freinet; Documentação Pedagógica; Formação Docente; Escuta Sensível; Práticas Narrativas; Creche Pública; Pedagogia da Infância; Paulo Freire.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

Kovalski, C. (2025). Registros que se integram às práticas político-pedagógicas da professora, baseadas nas concepções de Célestin Freinet. Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.20603