Autoavaliação na Educação de Jovens e Adultos: concepções sobre o progresso das aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.19325

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, autoavaliação, progresso das aprendizagens

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa garantir a escolarização de sujeitos historicamente privados do direito à educação. Este artigo investiga os sentidos atribuídos por adultos e idosos da EJA ao progresso das aprendizagens por meio de atividades autoavaliativas. Epistemologicamente, busca-se um diálogo entre as perspectivas histórico-culturais e com os autores do campo da avaliação: Hadji (2001), Hoffmann (2014), Lopes e Silva (2012), Luckesi (2011) e Villas Boas (2006; 2008; 2011; 2017). Os dados produzidos por meio da pesquisa-ação e da observação participante, incluindo entrevistas em grupo e questionário, evidenciam a relevância da autoavaliação para o progresso das aprendizagens.

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Biografia do Autor

  • Reijane da Silva Lopes, Universidade de Brasilia

    Doutoranda pelo programa PPGE da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Gama Filho (2009), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília, UNICEUB (2002), licenciada em Educação Profissional, com habilitação em Psicologia, pelo Instituto Federal de Brasília - IFB (2017) e pedagoga, pelo Instituto Superior Albert Einstein (2016).

  • Maria Clarisse Vieira, UnB

    Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

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Publicado

23-09-2025

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

Autoavaliação na Educação de Jovens e Adultos: concepções sobre o progresso das aprendizagens. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.19325