Formação continuada de professores em modelagem matemática: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12547

Palavras-chave:

Modelo de Formação, Tendências da Educação Matemática, Práticas Pedagógicas.

Resumo

O texto relata aspectos relacionados à implementação de uma proposta de formação continuada para professores de Matemática em Modelagem Matemática que se desenvolve no município de Francisco Beltrão, Paraná. A Formação busca se efetivar em caráter permanente e se desenvolve entre professores de Matemática de escola pública. A proposta inicialmente desencadeou a reflexão sobre concepções de ensino, aprendizagem da Matemática, currículo e práticas pedagógicas. Ocorreram elaborações e compartilhamentos de atividades de Modelagem Matemática pelos participantes e emergiu uma forma de apoio em rede que ensejou avanços para a efetivação e possível adoção da Modelagem Matemática nas salas de aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elhane De Fatima Fritsch Cararo, UNIOESTE
    Professora do quadro próprio do Magistério do Estado do Paraná. Licenciada em Ciências Habilitação em Matemática, especialista em Ensino da Matemática e em Educação Especial/Deficiência Intelectual. Mestre em Educação PPGE na linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Cascavel PR, Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática, Doutoranda do programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, na linha de Educação Matemática.
  • Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
    Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia, Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017. Compõe o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, desde a sua criação em 2014.Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador da implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, nota 4, 2017), campus Cascavel e está atuando na função de coordenador especial deste mesmo programa.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Formação continuada de professores em modelagem matemática: um relato de experiência. (2020). Reflexão E Ação, 28(1), 273-289. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12547