Inteligência artificial e construção da autoria: disputas discursivas na era algorítmica
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.33.20333Palavras-chave:
inovação educacional, tecnologia digital, inteligência artificial.Resumo
Os avanços tecnológicos no campo da inteligência artificial (IA) têm reconfigurado os modos de recepção, circulação e produção autoral, gerando novas tensões entre originalidade, criatividade e apropriação discursiva. Este estudo investiga os impactos da IA sobre as práticas autorais e os processos de construção do sentido, considerando como algoritmos preditivos e generativos influenciam a formação de públicos e a disseminação de discursos. A partir da perspectiva bakhtiniana, examina-se a dialogicidade presente na produção textual mediada por IA e as implicações epistemológicas dessa mediação para os conceitos de autoria e polifonia. Metodologicamente, realiza-se uma análise discursiva de textos gerados por IA e de debates acadêmicos sobre o tema, observando a relação entre previsibilidade algorítmica e a construção de sentidos. Os resultados apontam para um deslocamento na concepção tradicional de autoria, evidenciando a necessidade de novas categorias analíticas para compreender a produção discursiva contemporânea.
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