A trama dos fios invisíveis nos temas contemporâneos transversais
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.33.19257Palavras-chave:
Temas Contemporâneos Transversais, Interdisciplinaridade, Transversalidade, Pensamento CríticoResumo
Este estudo investiga a interdisciplinaridade, transversalidade e pensamento crítico como elementos essenciais que sustentam os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na educação, destacando sua importância na formação integral dos estudantes. O objetivo é analisar como esses “fios” se conectam e fortalecem os TCTs, contribuindo para uma compreensão mais profunda das questões sociais, ambientais e culturais, além de capacitar os alunos para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. A metodologia envolve revisão bibliográfica e análise crítica de fontes acadêmicas pertinentes ao tema. Os resultados evidenciam que a integração dos TCTs em todas as disciplinas promove uma educação mais abrangente e significativa, preparando os estudantes para os desafios do século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.