A trama dos fios invisíveis nos temas contemporâneos transversais

Autores

  • Graziela Martins Jordao FURB
  • Arleide Rosa da Silva FURB

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.19257

Palavras-chave:

Temas Contemporâneos Transversais, Interdisciplinaridade, Transversalidade, Pensamento Crítico

Resumo

Este estudo investiga a interdisciplinaridade, transversalidade e pensamento crítico como elementos essenciais que sustentam os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na educação, destacando sua importância na formação integral dos estudantes. O objetivo é analisar como esses “fios” se conectam e fortalecem os TCTs, contribuindo para uma compreensão mais profunda das questões sociais, ambientais e culturais, além de capacitar os alunos para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. A metodologia envolve revisão bibliográfica e análise crítica de fontes acadêmicas pertinentes ao tema. Os resultados evidenciam que a integração dos TCTs em todas as disciplinas promove uma educação mais abrangente e significativa, preparando os estudantes para os desafios do século XXI.

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Biografia do Autor

  • Graziela Martins Jordao, FURB

    Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Municipal de Blumenau FURB, com foco na Linha de Pesquisa em Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, e em Educação Matemática e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí UFPI. Licenciada em Matemática pela Faculdade Leonardo Da Vinci - Uniasselvi, Bacharel em Administração com Ênfase em Finanças pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e Graduanda no Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - UDESC. Professora há 8 anos no Estado de Santa Catarina e 2 anos no Município de Florianópolis, ministrando aulas de Matemática, Educação Financeira e disciplinas eletivas na área. Conta com 8 anos de experiência na Educação Básica e 14 anos no mercado financeiro e bancário

  • Arleide Rosa da Silva, FURB

    Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos e superiores de tecnologia, desenvolvendo grades curriculares de cursos técnicos e superiores além de gerenciar portfólios de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Participa na elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Atua na formação continuada de professores tanto da rede pública municipal quanto estadual na área de Ensino de Ciências e/ou Química. Atualmente leciona em cursos de graduação e no mestrado profissionalizante PPGECIM - Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB em Blumenau/SC onde faz parte da linha de pesquisa ?Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática? e é líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado - Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados à educação e alfabetização científica e inovação educacional. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBENQ, membro fundadora da Associação de Escolas Criativas ? ADEC e coordena o núcleo da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) na FURB. Membro do coletivo de extensão HABITAT e do Instituto REDI - Respeito, Equidade, Diversidade e Inclusão. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

05-12-2025

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

A trama dos fios invisíveis nos temas contemporâneos transversais . (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.19257