2013: (nº Especial): Educação Indígena e Afro-descendente: políticas e práticas

					Visualizar 2013: (nº Especial): Educação Indígena e Afro-descendente:  políticas e práticas
Publicado: 26-04-2013

Apresentação

  • EDUCAÇÃO INDÍGENA E AFRODESCENDENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS

    Ieda de Camargo, Mozart Linhares da Silva
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3536

Artigos Temáticos

  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: ESPECIFICIDADES E CAMINHOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

    Edilson Fernandes Souza, Maria Conceição Reis, Vilde Gomes Menezes
    08-30
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3286
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS PARA AS IDENTIDADES NEGRAS

    Renato Oliveira Santana, José Licínio Backes
    31-51
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3192
  • ESTUDANTES INDÍGENAS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS EM RONDÔNIA: DA OMISSÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A OMISSÃO DO PERTENCIMENTO ÉTNICO

    Vanubia Sampaio Santos, Darci Secchi
    52-75
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3303
  • DOCÊNCIA INDÍGENA NO EXTREMO OESTE BRASILEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM ANDAMENTO

    José Alessandro Cândido da Silva
    76-103
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3301
  • O PAPEL PEDAGÓGICO ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DAS LEIS 10639/03 E 11645/08: APONTAMENTOS ÉTICOS E ÉTNICOS.

    Sônia Aparecida Siquelli
    104-122
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3300
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: MITO OU REALIDADE?

    Raquel Amorim dos Santos, Wilma de Nazaré Baía Coelho
    123-148
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.1472
  • ALUNOS QUILOMBOLAS: ESCOLA E IDENTIDADES ETNICORRACIAIS

    Sandra Pereira Tosta, Ligia Marise Costa
    149-171
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3287
  • POSIÇÃO DE FRONTEIRA E PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA

    Luci dos Santos Bernardi, Ademir Donizeti Caldeira, Claudia Glavam Duarte
    172-190
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3305
  • INTERCULTURA E EDUCAÇÃO – DE NATIVOS A ESTRANGEIROS

    Valdo Barcelos, Sandra Maders, Sandra Maders
    191-206
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3363
  • ENSINANDO HISTÓRIA PELO OLHAR DA DIVERSIDADE ETICORRACIAL: LEITURAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Jean Mac Cole Tavares Santos, Patrícia Cristina de Aragão Araújo
    207-220
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.2998
  • OS NEGROS, A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E A ESCOLA: O TRATAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM DOIS LIVROS DE HISTÓRIA DO BRASIL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

    Cristina Carla Sacramento, Laerthe de Moraes Abreu Jr.
    221-243
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3285
  • O DISCURSO DA DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E O GOVERNO DAS DIFERENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NEGRO

    Viviane Inês Weschenfelder, Elí Terezinha Henn Fabris
    244-262
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3294
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS MEDIADA POR UMA REDE SOCIAL NA INTERNET: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

    Maria Cristina Lima Paniago Lopes, Rosimeire Martins Régis Santos, Ana Maria Ribas de Jesus
    263-280
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3061

Artigos Especiais

  • HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: QUATRO ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    281-298
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.2590
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ENCONTRO NECESSÁRIO PARA CONCRETIZAR A JUSTIÇA SOCIAL COM AS CRIANÇAS PEQUENAS RESIDENTES EM ÁREAS RURAIS

    Maria Carmen Silveira Barbosa, Susana Beatriz Fernandes
    299-315
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3388
  • REFLEXÕES SOBRE A MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Cecília Maria Vieira, Kamylla Pereira Borges, Laerson Pires Gonzaga, Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira
    315-334
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3525

Entrevista

  • UMA POÉTICA DISCUTINDO IDENTIDADES E POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA

    Mia Couto
    335-338
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3537

Relatos de Experiências

  • EDUCAÇÃO INDÍGENA

    Delvina Pasquali
    339-349
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3538