Práticas estéticas como exercícios de si na aula universitária, partilha do sensível e subjetivação

Autores

  • Lucas Vieira Universidade de Passo Fundo
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.20629

Palavras-chave:

didática, partilha do sensível, subjetivação, exercícios de si, experiência estética

Resumo

Em chave pós-estrutural, o ensaio analisa como práticas estéticas, tomadas como exercícios de si, reconfiguram a partilha do sensível na aula universitária e engendram modos de subjetivação. Articula Foucault (dispositivo, veridicção, cuidado de si) e Rancière (política do sensível, igualdade das inteligências), em diálogo com Dewey, Benjamin, Deleuze e Guattari, Gumbrecht e Biesta. Propõe uma matriz analítica de cinco dimensões (visibilidade, enunciação, temporalidade, materialidade, subjetivação) e deriva implicações didático-formativas para a curadoria do aparecer, critérios públicos de fala, técnicas do tempo, papel epistêmico das materialidades e avaliação como prática de subjetivação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Vieira, Universidade de Passo Fundo

    Doutorando em Educação (Bolsa CNPQ) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe. Graduado em Medicina pela Universidade do Vale do Taquari. Graduando de Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

  • Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

    Doutora e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe, é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdades Pequeno Príncipe, é professora visitante do ISFIT em Timor Leste.

Downloads

Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

Vieira, L., & da Conceição Sanches, L. . (2025). Práticas estéticas como exercícios de si na aula universitária, partilha do sensível e subjetivação. Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.20629