Inteligência artificial e construção da autoria: disputas discursivas na era algorítmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.20333

Palavras-chave:

inovação educacional, tecnologia digital, inteligência artificial.

Resumo

Os avanços tecnológicos no campo da inteligência artificial (IA) têm reconfigurado os modos de recepção, circulação e produção autoral, gerando novas tensões entre originalidade, criatividade e apropriação discursiva. Este estudo investiga os impactos da IA sobre as práticas autorais e os processos de construção do sentido, considerando como algoritmos preditivos e generativos influenciam a formação de públicos e a disseminação de discursos. A partir da perspectiva bakhtiniana, examina-se a dialogicidade presente na produção textual mediada por IA e as implicações epistemológicas dessa mediação para os conceitos de autoria e polifonia. Metodologicamente, realiza-se uma análise discursiva de textos gerados por IA e de debates acadêmicos sobre o tema, observando a relação entre previsibilidade algorítmica e a construção de sentidos. Os resultados apontam para um deslocamento na concepção tradicional de autoria, evidenciando a necessidade de novas categorias analíticas para compreender a produção discursiva contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação e do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle (Unilasalle). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (Nete/Unilasalle/CNPq) da mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (Geffop) da Universidade de Brasília (UnB) e do Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq e Pesquisadora Gaúcha da FAPERGS. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

  • Catia Piccolo Viero Devechi , Universidade de Brasília/UnB

    Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação PDCA. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS. E-mail: catiaviero@gmail.com

  • Patrícia Gusmão Maciel, Universidade La Salle/UNILASALLE

    Doutora em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle), na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), e em Língua, Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Rio Grande (UFRGS). Graduada em Teatro (licenciatura) também pela UFRGS. Professora de Arte no município de Capão da Canoa e psicopedagoga no município de Maquiné/RS. E-mail: patricia04maciel@gmail.com

Downloads

Publicado

07-10-2025

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

Inteligência artificial e construção da autoria: disputas discursivas na era algorítmica. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.20333