Experiências formativas através do prodocência no cotidiano do CAP-UERJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19877

Palavras-chave:

aprendizagem, Prodocência, processos formativos

Resumo

A parceria dos cursos de licenciatura com programas de formação vinculados à educação básica tem sido exitosa, no sentido de promover a oferta de uma formação de qualidade aos futuros professores. Neste sentido, tais programas têm também favorecido indiretamente a aprendizagem dos estudantes da educação básica. Neste artigo apresentamos algumas das experiências desenvolvidas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – o CAp-UERJ, a partir do Prodocência, desenvolvido com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de dos projetos diferentes. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, propõe uma análise sobre o desenvolvimento dos projetos no referido instituto e os avanços obtidos pelos estudantes contemplados pela ação dos bolsistas ligados aos dois projetos. Destacamos o movimento instituinte que reconhecemos presente neste Instituto e alguns relatos de prodocentes sobre os benefícios do programa ao seu processo formativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Costa Gigante, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Professora Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Pesquisadora do campo da Educação integral e Currículo.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

Experiências formativas através do prodocência no cotidiano do CAP-UERJ. (2024). Reflexão E Ação, 32(3), 128-143. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19877