Furaram a minha bolha: desafios de uma professora em início de carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19843

Palavras-chave:

docência, narrativa, formação, pedagogia

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento e visa explorar, por meio das narrativas de egressos de um curso de graduação em Pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior do estado de São Paulo, o início da carreira docente a partir de suas histórias e experiências. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como egressos do curso de Pedagogia desta instituição vivenciaram o início na profissão, e como objetivos específicos: analisar as tensões por eles enfrentadas ao entrarem no campo profissional; e buscar indícios de como a formação inicial impacta o início da carreira.  Neste texto,  toma-se como foco a narrativa de Era, que viveu em seu primeiro ano como professora, o enfrentamento de uma situação de violência contra criança que adentrou os muros da escola.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suelen Aparecida de Carvalho Rela, Universidade São Francisco

    Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco na linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas, e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2022) linha de pesquisa:Educação, Sociedade e processos formativos; Pós graduada em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar (UNIDERP - 2020); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Itatiba desde 2000; Membro REPEF - Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação FREINET , Membro do Coletivo Frenetiano (GEPEC/Unicamp). Integrante do Projeto de Extensão "Laboratório de Letramento Acadêmico" atuando como tutora. 

  • Daniela Dias dos Anjos, Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação como professora da educação básica e do ensino superior. Foi docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas de 2015 a 2024. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem) e Hinas (Grupo de Pesquisa Histórias de Vida,. Narrativas e Subjetividades). Realizou pós-doutorado no Laboratório EXPERICE, na Universidade Paris 13, sob supervisão da Profa. Dra. Izabel Galvão.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

Furaram a minha bolha: desafios de uma professora em início de carreira. (2024). Reflexão E Ação, 32(3), 164-182. https://doi.org/10.17058/rea.v32i3.19843