Desdobramentos, criações e descobertas com as narrativas de crianças, jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19842

Palavras-chave:

Pesquisa (Auto)Biográfica, Narrativa de crianças, Juventude

Resumo

O texto analisa produções de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão, na Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas Educacionais e Pesquisa (Auto)Biográfica. Em 2016, a linha incorporou a Pesquisa (Auto)Biográfica, possibilitando a entrada da pesquisadora e o desenvolvimento de estudos voltados às narrativas de crianças, jovens e adultos. Os projetos incluíram: percepções infantis em “Percepções na escola da roça: narrativas de crianças”; a perspectiva de jovens sobre o ensino integral em “O tempo integral na perspectiva dos alunos do ensino médio”; e memórias de infância de professores em “Sentidos de infância e(m) risco: experiências e memórias de professores(as)”. Esses estudos inauguraram Pesquisas (Auto)Biográficas na linha, revelando a riqueza das vozes infantis, as tensões juvenis diante de uma rotina escolar controladora e a complexidade das memórias adultas, onde os riscos enfrentados na infância ecoam na compreensão das experiências das crianças de hoje.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlia Cristina de Almeida Braz, Faculdades Integradas da América do Sul - Integra

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1993). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/GO (2018). Atua no setor público como psicóloga em equipe interprofissional no Tribunal de Justiça (2015) e no Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás (2010), ambas como ênfase na psicologia jurídica e avaliação psicológica - atendimento às demandas envolvendo proteção e defesa a crianças e adolescentes. Docente com experiência na área da Psicologia: História da Psicologia, Teorias e Sistemas em Psicologia, Ética Profissional e Teoria Psicanalítica. Ênfase nos temas: epistemologia, infância e risco, subjetividade e psicanálise.

  • Orizeni Vaz Martins, Secretaria do Estado de Goiás

    Professora da Educação Básica do Estado de Goiás, aposentada. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Catalão (2020). Pesquisadora membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica com interreses em pesquisas sobre a Educação Básica, trabalho docente e juventude.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

Desdobramentos, criações e descobertas com as narrativas de crianças, jovens e adultos . (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19842