Feminização da docência: diálogos entre experiências de formação inicial de professoras no brasil e portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/0n25kv23

Palavras-chave:

formação docente, educação, mulheres, gênero, feminismo

Resumo

A feminização é um fenômeno que possui origens sociais que refletem no trabalho docente. Esse texto é parte de estudos de pós-doutoramento realizados em Portugal e também é fruto da experiência das autoras com formação de professoras/es tanto no Brasil como em Portugal. Os resultados apontam que a feminização da profissão persiste nos dois países, pois além de manter-se maiores os números de mulheres na docência, as estudantes em formação de ambos os países demonstram uma compreensão ainda frágil dos fenômenos que envolvem esse assunto. Dessa forma, conclui-se ser necessário avançar neste campo de estudos, incorporando esse tema com mais vigor na formação de professoras/es nos dois países.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Alves da Silva, Universidade Federal de Pelotas

    Professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Brasil. Socióloga, Especialista, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Possui diversas publicações e atua no ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos de gênero e teoria feminista; epistemologias de(s)coloniais; pesquisas (auto)biográficas, narrativas e histórias de vida; educação popular, educação não-formal e formação de professores. Foi fundadora e coordenadora do Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel entre 2013 e 2016. É coordenadora do D’Generus: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero, e atua no Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal, ambos do CNPq.

  • Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora

    Professora do Departamento de Pedagogia e Educação (DPE) da Universidade de Évora. Investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade Évora. Diretora da Pós-Graduação em Docência e Investigação no 1º Ciclo do Ensino Básico, Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Membro do Fórum Português de Administração Educacional. Licenciada em Ensino de Física e Química/Ciências da Educação, Mestre em Administração Educacional/Ciências da Educação e Doutora em Ciências da Educação. Possui experiência na área de Aprendizagem, Formação e Desenvolvimento Profissional, e ainda, Narrativas e Histórias de Vida em Educação. Mestre em Administração  Educacional/Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2025-08-11

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

Feminização da docência: diálogos entre experiências de formação inicial de professoras no brasil e portugal. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/0n25kv23