Filosofando com crianças: problematizando a escola instituída a partir das narrativas infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19762

Palavras-chave:

Escola. Filosofia. Foucault. Narrativas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, a partir das narrativas infantis, algumas fissuras nas verdades legitimadas a respeito da escola e algumas possibilidades de criação em encontros filosóficos com crianças do 2º ano do ensino fundamental. Como ferramenta teórico-metodológica, o estudo aciona a problematização a partir do pensamento de Foucault e a investigação narrativa a partir das pesquisas de Clandinin e Connelly. Defende-se que, a partir de movimentos filosóficos e de problematização talvez possamos criar espaços outros e pensamentos outros para nossas vidas dentro e fora da escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thalia Lopes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora da rede municipal de educação do município do Rio Grande- RS. 

  • Isabel Gomes Ayres, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Camaquã.

    Mestre em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

  • Paula Corrêa Henning , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Doutorad em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Pós-Doutorado em Filosofia pela Univeridad de Murcia/Espanha. Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Profutividade 1D do CNPq. 

Downloads

Publicado

2025-07-04

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

Filosofando com crianças: problematizando a escola instituída a partir das narrativas infantis. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19762