Do meu lugar para o mundo: o Google Maps no cotiadiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/kzff2f28

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Aprendizagem colaborativa. Tecnologias digitais. Google Maps.

Resumo

Este artigo discorre sobre uma prática pedagógica na educação básica, com o objetivo de promover aprendizagens colaborativas e autorais, por meio do Google Maps. Apoiado na Pesquisa com os Cotidianos, aborda compreensões sobre processos, sentidos e desafios emergentes no espaçotempo escolar. Ao identificar lacunas e desatualizações na plataforma, os alunos se mobilizaram conjuntamente a produzir novas informações, colaborando para a comunidade local e possíveis visitantes. Com esta prática, evidenciou-se a) a aprendizagem ativa, colaborativa e interdisciplinar; b) a autonomia dos alunos; e c) o uso autoral das tecnologias digitais, em uma perspectiva crítica e de responsabilidade social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Virginia Correia de Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-doutoranda em Educação, na área Tecnologias, Linguagens e Educação. Mestra em Letras (UFS). Graduada em Letras (UFS) e em Pedagogia pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Ages; em Docência e Tutoria em Educação a Distância, pela Universidade Tiradentes (Unit); e em Tecnologias em Educação, pela PUC-Rio. Atuou como tutora no polo de Apoio Presencial da Universidade Tiradentes em Tobias Barreto-SE (2006-2014) e pelo Cesad/UFS (2018). Atualmente é professora das redes Estadual e Municipal, em Tobias Barreto, com experiência em formação docente e em correção de redação (vestibulares e Enem). Bolsista Fapitec/SE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais - Ecult(UFS/CNPq), do Grupo de Estudos em Educação Superior-GEES (UFS/CNPQ) e do Núcelo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia. Temas de pesquisa: Tecnologias em educação; multiletramentos; app learning, formação docente.

  • José Silva dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Mestrando em Educação (UFS/2023). Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2008); pós-graduado em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, também pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Atualmente é professor da rede estadual de ensino de Sergipe e professor da rede municipal de ensino de Riachão do Dantas. É também Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal de Sergipe (2020).

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

Do meu lugar para o mundo: o Google Maps no cotiadiano escolar. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/kzff2f28