Autoavaliação na Educação de Jovens e Adultos: concepções sobre o progresso das aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.33.19325Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, autoavaliação, progresso das aprendizagensResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa garantir a escolarização de sujeitos historicamente privados do direito à educação. Este artigo investiga os sentidos atribuídos por adultos e idosos da EJA ao progresso das aprendizagens por meio de atividades autoavaliativas. Epistemologicamente, busca-se um diálogo entre as perspectivas histórico-culturais e com os autores do campo da avaliação: Hadji (2001), Hoffmann (2014), Lopes e Silva (2012), Luckesi (2011) e Villas Boas (2006; 2008; 2011; 2017). Os dados produzidos por meio da pesquisa-ação e da observação participante, incluindo entrevistas em grupo e questionário, evidenciam a relevância da autoavaliação para o progresso das aprendizagens.
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