Infâncias no território escolar: natureza, poética visual e experiência estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19316

Palavras-chave:

Experiência Estética, Infâncias, Natureza, Escola, Narrativas

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada na Rede Pública Municipal de Educação, com 6 crianças (6 a 8 anos) de uma escola de classes multisseriadas localizada no perímetro rural do interior de Santa Catarina, Brasil. O objetivo foi refletir sobre as relações entre crianças, pesquisadoras, natureza e poéticas visuais, como mobilizadoras nos processos estéticos. A metodologia foi pautada na narrativa (auto)biográfica, tendo como base experiências estéticas em cinco encontros com as crianças. Os resultados apontaram que a organicidade com os elementos da natureza contribuiu para nos reconectarmos a mãe terra, ampliando modos de ver/sentir a natureza pela dimensão estética.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

    Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais, Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

  • Ana Paula Simião Pinto, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), vinculado ao PPGE da Univille.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

Infâncias no território escolar: natureza, poética visual e experiência estética. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19316