Formação profissional docente e experiências de atuação com bebês em narrativas de educadoras

Autores

  • Viviane dos Reis Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe
  • Thainy Kléia Lira-Cavalcante Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.19312

Palavras-chave:

Bebês; Educação infantil; Formação profissional; Saberes docentes.

Resumo

Busca-se analisar o processo de formação profissional docente e experiências de atuação com bebês de duas educadoras integrantes de uma creche pública municipal da cidade de Nossa Senhora do Socorro/SE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se de entrevistas e questionários geradores de narrativas apreciadas por meio da análise de conteúdo. Os relatos evidenciam a constituição da atuação docente experienciada por meio de uma docência atenta, sensível e responsiva aos interesses dos bebês.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane dos Reis Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora da Educação Infantil (Secretaria Municipal de Educação, Maceió/AL). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa OLH@RES: Infâncias, Linguagens, Educação de bebês e crianças bem pequenas.

  • Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Educação e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciada em Pedagogia e Fonoaudiologia. Professora Associada da área de Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, vinculada ao Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. Também é pesquisadora e professora permanente, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada à Linha de pesquisa Educação e Infância. Professora Visitante na Universidade de Rovuma, Moçambique. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Faz parte do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil de Sergipe (FEISE). Atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa OLH@RES: Infâncias, Linguagens, Educação de bebês e crianças bem pequenas.

  • Thainy Kléia Lira-Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Mestra em Educação pelo PPGE/UFAL, Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil pela Faculdade Metropolitana. Atualmente é pesquisadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano/GPEIDH- UFAL, professora de educação infantil da rede municipal de Maceió/AL (SEMED), mas exerce o cargo de Assessora Técnica Pedagógica na Coordenação Técnica de Educação Infantil da SEMED.

Downloads

Publicado

13-11-2025

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

Formação profissional docente e experiências de atuação com bebês em narrativas de educadoras. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.19312