As narrativas no contexto escolar: quando os alunos se tornam sujeitos narradores
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.33.19304Palavras-chave:
Narrativas, Memórias literárias, Sujeito narrador, Prática escolarResumo
Este artigo discute o uso das narrativas como prática escolar em que o aluno se posiciona como sujeito-narrador. Apresenta a análise de um texto de memórias – Memórias Literárias escrito por um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro – 5ª Edição. O aporte teórico conta com as valiosas contribuições de pesquisadores como Benjamin (1987); Bakhtin (1992); Leal (2007); Leite e Alferes (2010); Queirós (2012); Costa; Evangelista; Prado (2017), entre outros. Consideramos o trabalho com as narrativas uma contribuição valiosa na condução de práticas pedagógicas assertivas em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.