As narrativas no contexto escolar: quando os alunos se tornam sujeitos narradores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.19304

Palavras-chave:

Narrativas, Memórias literárias, Sujeito narrador, Prática escolar

Resumo

Este artigo discute o uso das narrativas como prática escolar em que o aluno se posiciona como sujeito-narrador. Apresenta a análise de um texto de memórias – Memórias Literárias escrito por um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro – 5ª Edição. O aporte teórico conta com as valiosas contribuições de pesquisadores como Benjamin (1987); Bakhtin (1992); Leal (2007); Leite e Alferes (2010); Queirós (2012); Costa; Evangelista; Prado (2017), entre outros. Consideramos o trabalho com as narrativas uma contribuição valiosa na condução de práticas pedagógicas assertivas em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Dias Gonçalves Paula, UNIVÁS

    Doutoranda no Programa PPGEduCS pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestra em Letras - Língua e Linguagem - Profletras - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). E-mail: cristiane.paula@educacao.mg.gov.br / http://lattes.cnpq.br/0524923015148336

  • Valdiene Aparecida Gomes, UFMG

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela UFMG. Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: valdiene.gomes@educacao.mg.gov.br/ http://lattes.cnpq.br/9767359015120458

  • Francisco Evangelista, UNIVÁS

    Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Permanente do PPGEDuCS - Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade - Mestrado/Doutorado – UNIVAS.E-mail: franciscoe@univas.edu.br / http://lattes.cnpq.br/3365546609543722

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Publicado

22-09-2025

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

As narrativas no contexto escolar: quando os alunos se tornam sujeitos narradores. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.19304