The weaving of invisible threads in contemporary cross-cutting themes in education

Authors

  • Graziela Martins Jordao FURB
  • Arleide Rosa da Silva FURB

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.19257

Keywords:

Transversal Contemporary Themes, Interdisciplinarity, Transversality., Critical Thinking

Abstract

This study investigates interdisciplinarity, transversality, and critical thinking as essential elements underpinning Transversal Contemporary Themes (TCTs) in education, highlighting their importance in the holistic formation of students. The objective is to analyze how these "threads" connect and strengthen TCTs, contributing to a deeper understanding of social, environmental, and cultural issues, while empowering students to become agents of change in their communities. The methodology involves a literature review and critical analysis of academic sources relevant to the topic. Results demonstrate that the integration of TCTs across all disciplines promotes a more comprehensive and meaningful education, preparing students for the challenges of the 21st century.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Graziela Martins Jordao, FURB

    Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Municipal de Blumenau FURB, com foco na Linha de Pesquisa em Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, e em Educação Matemática e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí UFPI. Licenciada em Matemática pela Faculdade Leonardo Da Vinci - Uniasselvi, Bacharel em Administração com Ênfase em Finanças pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e Graduanda no Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - UDESC. Professora há 8 anos no Estado de Santa Catarina e 2 anos no Município de Florianópolis, ministrando aulas de Matemática, Educação Financeira e disciplinas eletivas na área. Conta com 8 anos de experiência na Educação Básica e 14 anos no mercado financeiro e bancário

  • Arleide Rosa da Silva, FURB

    Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos e superiores de tecnologia, desenvolvendo grades curriculares de cursos técnicos e superiores além de gerenciar portfólios de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Participa na elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Atua na formação continuada de professores tanto da rede pública municipal quanto estadual na área de Ensino de Ciências e/ou Química. Atualmente leciona em cursos de graduação e no mestrado profissionalizante PPGECIM - Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB em Blumenau/SC onde faz parte da linha de pesquisa ?Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática? e é líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado - Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados à educação e alfabetização científica e inovação educacional. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBENQ, membro fundadora da Associação de Escolas Criativas ? ADEC e coordena o núcleo da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) na FURB. Membro do coletivo de extensão HABITAT e do Instituto REDI - Respeito, Equidade, Diversidade e Inclusão. (Texto informado pelo autor)

Published

2025-12-05

Issue

Section

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

How to Cite

The weaving of invisible threads in contemporary cross-cutting themes in education. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.19257