Sensações e estratégias de autocuidado adotadas na pandemia da Covid-19

Autores

  • Daniela Castro dos Reis Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém - PA/Brasil
  • Ana Paula de Andrade Sardinha Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém - PA/Brasil
  • Rafaele Habib Souza Aquime Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém - PA/Brasil
  • Laura Gemaque Silveira Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém - PA/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.20755

Palavras-chave:

sensações, autocuidado, pandemia de Covid-19

Resumo

Introdução: A eclosão da pandemia de Covid-19 no ano de 2020 levou à adoção de medidas rígidas de combate ao vírus, destacando-se o isolamento social. Essa conjuntura trouxe prejuízos expressivos à saúde mental da população e aumento nos sintomas de ansiedade e depressão. Objetivos: O objetivo desse estudo foi analisar as sensações e as estratégias de autocuidado adotadas durante o isolamento social no contexto da Covid-19, no ano de 2020, com base no gênero dos participantes. Método: A pesquisa de abordagem quantitativa, foi descritiva e exploratória, do tipo de procedimento survey, realizada com 1128 participantes adultos de ambos os gêneros, de diferentes cidades e países. Foi utilizado um questionário averiguando informações sociodemográficas, sensações e estratégias de autocuidado experienciadas pelos participantes. Resultado: Constatou-se que o gênero feminino relatou sentir mais as sensações adversas do isolamento como medo, tristeza e nervosismo. No entanto, quanto às estratégias de autocuidado emocional, ambos os gêneros relataram a utilização de meios semelhantes. Conclusão: Nesse sentido, a pesquisa traz como implicação social o cuidado socioassistencial ao grupo do gênero feminino como medida para se pensar em estratégias para amenizar os efeitos das sensações experienciadas na pandemia.

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Biografia do Autor

  • Daniela Castro dos Reis, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém - PA/Brasil

    Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento-UFPA, professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará-UFPA, Professora do Programas de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), Prêmio menção honrosa (CAPES-2017).

  • Ana Paula de Andrade Sardinha, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém - PA/Brasil

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2018). Especialista em Educação Especial com Ênfase em Inclusão pelo Centro Universitário FIBRA (2021). Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia desde 2014. Lotada no Instituto Ciberespacial - UFRA Belém. Membro do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR. Atua na Coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia UFRA/Belém. Coordenadora do Projeto de Extensão Inclusão em Debate.

  • Rafaele Habib Souza Aquime, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém - PA/Brasil

    Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Pós-Doutoranda, Doutora e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva: da Educação Infantil à Universidade (Estácio). Atuou como Conselheira Titular do Conselho Regional de Psicologia 10 Região, gestão 2016- 2019, sendo membra presidenta da Comissão de Ética (COE). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e ministra disciplinas nos campos da educação, trabalho, organizações, ética e formação docente. Compõe o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR) da UFRA e coordena o Projeto de Pesquisa Territorialidades e Migração na Amazônia paraense. Também compõe o Grupo de Pesquisa Transversalizando- UFPA.

  • Laura Gemaque Silveira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém - PA/Brasil

    Bacharel em Psicologia – Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Vinculada ao Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. Membra do Grupo de Estudos de Autores de Violência.

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Publicado

2025-11-14

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

Sensações e estratégias de autocuidado adotadas na pandemia da Covid-19. (2025). Psi Unisc, 9. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.20755