v. 48 n. 93 (2023): Educação bilíngue de surdos

Setembro - Dezembro

Organizadores: 

Profa. Dra. Maria Mertzani, Universidade de Santa Cruz do Sul / FAPERGS, RS - Brazil. 

Profa. Dra. Maria Tagarelli De Monte, Università degli Studi Internazionali di Roma, Italy. 

Profa. Dra. Sueli de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná, PR - Brazil. 

Publicado: 2023-11-01

v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos

  • Apresentação

    Maria Mertzani, Maria Tagarelli De Monte, Sueli de Fátima Fernandes
    1-8
  • Introduzindo a educação regular bilíngue bimodal inclusiva na Holanda usando as melhores práticas da Austrália

    Ellen Ormel, Annemarie Kerkhoff, Michelle Baker, Belinda van der Aa
    9-23
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i92.18809
  • O papel da Língua de Sinais Italiana (LIS) no sistema educacional italiano

    Maria Tagarelli De Monte
    24-33
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18741
  • Política linguística grega, currículo e habilidades em língua de sinais

    Maria Mertzani
    34-49
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18896
  • Marcos legais e políticos da educação de surdos no Brasil

    Julianne D. C. Pietzak, Rogério Sousa Pires
    50-63
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18659
  • O Decreto 10.502/2020 para além das oposições e da acolhida acrítica: um convite a rever-se no espelho?

    Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, José Raimundo Rodrigues, Katiuscia Barbosa Olmo
    64-75
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18639
  • Criança surda pequena na Educação Infantil: reflexões sobre processos e práticas de ouvintização em contexto inclusivo

    Carolina Carvalho Palomo Fernandes, Sueli Fernandes, Angela Scalabrin Coutinho
    76-91
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18740
  • Efeitos da política brasileira de inclusão na educação linguística de uma criança surda na escola de Educação Infantil

    Kátia Regina Borges, Keila Cardoso Teixeira, Pedro Henrique Witchs
    92-102
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18657
  • A contação de histórias em Libras na perspectiva dos professores: reflexões sobre a sua frequência e finalidade

    Lidiane Rodrigues Brito, Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
    103-120
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18652
  • A escola comum como espaço formativo para a dupla professor e intérprete educacional de Libras

    Samantha Camargo Daroque, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    121-129
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18640
  • Criação e uso de sinais compostos por surdos: um estudo com alunos do curso Letras-Libras da UFPI

    Fátima Gomes, Geisymeire Pereira do Nascimento, Iveuta de Abreu Lopes
    130-149
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18661

Entrevista

  • Interview with Heather Gibson

    Maria Mertzani, Maria Tagarelli De Monte, Sueli Fernandes
    150-163
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18895