Vol. 41 Núm. 71 (2016)

Maio / Agosto
Publicado: 2016-10-17

Editorial

  • Nota dos Editores

    Rosângela Gabriel, Onici Claro Flôres, Rosane Maria Cardoso
    01
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.8436
  • Editorial

    Rosângela Gabriel, Onici Claro Flôres, Cristiane Dall Cortivo Lebler
    02
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.8437

Tema Livre

  • Uso de estratégias de leitura em tecnologia virtual e tecnologia não virtual: um estudo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio

    Vera Wannmacher Wannmacher Pereira, Thais Vargas Vargas dos Santos
    03-12
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7082
  • Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir

    Daniervelin Marques Pereira, Danilo Rodrigues César, Ana Cristina Fricke Matte
    13-26
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357
  • Relações dialógicas e produção de sentidos: análise do anúncio publicitário da Femaçã 2015

    Luciana Maria Crestani, Josiane Boff
    27-36
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7134
  • A interpretação da paráfrase em (con)texto do vestibular

    Hélder Sousa Santos
    37-49
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7249
  • Consciência metatextual, compreensão leitora e resumo de histórias – possíveis relações em uma perspectiva psicolinguística

    Marília Marques Lopes
    50-62
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7195
  • Antecipação e processamento linguístico: uma revisão das principais evidências a favor da previsão

    Mahayana Cristina Godoy, Cláudia Brandão Vieira, Maria Luiza Cunha Lima
    63-74
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7227
  • Referenciação e sincretismo: o caso dos vídeos que divulgam ciência no Youtube

    Marcos Filipe Zandonai, Maria Eduarda Giering
    75-87
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7242
  • Segmentação de palavras na alfabetização de crianças: um estudo sobre consciência de palavra

    Débora Mattos Marques, Aline Lorandi
    88-100
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7243
  • Análise do processo de mudança semântica dos advérbios literalmente e buchstäblich a partir do modelo semântico-cognitivo de Eve Sweetser

    Aline Deosti, Jan Gisske, Jean Diogo, Kayron Beviláqua, Ligia Negri, Silvia Bernsdorf
    101-113
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.6919
  • Padrões de lexicalização no português brasileiro

    Dorival Gonçalves Santos Filho, Heronides Maurílio de Melo Moura
    114-126
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7099
  • O uso variável do modo subjuntivo/indicativo em orações completivas: análise contrastiva entre o Ceará e Santa Catarina

    Hebe Macedo de Carvalho, Tatiana Schwochow Pimpão
    127-138
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7173
  • A avaliação social do “R” em coda silábica

    Raquel Márcia Fontes Martins, João Vitor Lima Barbosa, Rita Maria Teske
    139-152
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7226
  • Bilinguismo como potencial proteção contra o declínio da memória de trabalho no envelhecimento

    Johanna Dagort Billig, Ingrid Finger
    153-163
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7201
  • Compreensão de frases gramaticais com nível de especificidade e esquematicidade por pessoas com Alzheimer: uma análise psicolinguística e cognitiva.

    Berla Moreira de Moraes, Jan Edson Rodrigues Leite
    164-175
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7217
  • A neurolinguística discursiva e a recuperação da capacidade comunicativa de sujeitos afásicos

    Vivian Meira de Oliveira
    176-188
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7258

Entrevista