Vol. 39 Núm. 67 (2014): Dossiê: Métodos em Linguística Cognitiva

Julho / Dezembro
Publicado: 2014-07-02

Editorial

  • Editorial

    Comissão Editorial
    i-ii
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.6162

Apresentação

  • Apresentação

    Jan Edson Leite, Lucienne Espíndola
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.6946

Dossiê: Métodos em Linguística Cognitiva

  • As múltiplas leituras da metáfora: desenhando uma metodologia de investigação

    Mara Sophia Zanotto
    3-17
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5409
  • Nexos de significado: algumas considerações linguísticas sobre uma aplicação do miniexame do estado mental

    Heronides Moura, Denise Dias Martins
    18-24
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5081
  • Field – Dicionário de Expressões do Futebol: um recurso lexicográfico baseado no aporte teórico-metodológico da semântica de frames e da linguística de corpus

    Rove Luiza de Oliveira Chishman, Aline Nardes dos Santos, Diego Spader de Souza, João Gabriel Padilha
    25-35
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5128
  • Investigação do processamento da compreensão linguística por meio de um software de captura

    Vera Wannmacher Pereira, Jonas Rodrigues Saraiva
    36-45
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5033
  • Memória de trabalho: uma proposta de avaliação infantil

    Mayra Monteiro Pires, Gustavo Lopez Estivalet
    46-57
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5017
  • A polissemia da expressão convencional cabra a partir de uma metodologia qualiquantitativa

    Fernanda Carneiro Cavalcanti
    58-71
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5042
  • Contribuições da neurociência na compreensão do processamento sintático

    Rossana Kramer, Mariana Terra Teixeira
    72-78
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5035

Estudos em Cognição e Linguagem

  • A semântica de frames como instrumento para a análise do discurso discente - marcadores de sucesso em um projeto escolar de dramaturgia

    Carolina Alves Fonseca, Neusa Salim Miranda
    79-88
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5029
  • Usos do mas no gerenciamento da conversa: foco, pressuposição e contrafactualidade

    Sandra Bernardo, Naira de Almeida Velozo
    89-100
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5030
  • Neurociência: memória e funções executivas na articulação entre ensino de língua portuguesa e consciência política

    Aline Lorandi, Flávia Azambuja
    101-109
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5027
  • A prototipicidade em verbetes de dicionários escolares

    Everton Castro de Almeida, Ana Grayce Freitas de Sousa
    110-117
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5026
  • Por uma teoria da expectativa

    Luiz Carlos Cagliari
    118-126
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.4970
  • A fluida zona linguística das causalidades: áreas de contraste e de sobreposição

    Andre Vinicius Lopes Coneglian
    127-132
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5025

Resenha

  • Por uma teoria dos pré-discursos

    Raquel Tiemi Masuda Mareco, André Willian A. Assis
    134-138
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.4677