Entre a ciência da leitura e a prática docente: o lugar das ciências cognitivas nos cursos de Pedagogia

Autores/as

  • Ana Paula Regner Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Vitória Rössler de Abreu Mestranda em Letras do PPGL/UNISC, com bolsa PROSUC/CAPES
  • Aline Elisabete Pereira Pesquisadora de Pós-doutorado (PDPG-CAPES) na UNISC. Doutora em Letras pela UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20503

Palabras clave:

Ciências Cognitivas da Leitura, Alfabetização, Currículos., Pedagogia, Formação de professores

Resumen

As descobertas científicas dos últimos vinte anos no campo das Ciências Cognitivas da Leitura (CCL) vêm apontando as bases da aprendizagem da leitura. Contudo, os resultados atuais de proficiência em leitura, nacionais e internacionais, evidenciam que tais descobertas parecem ter pouco impacto nas práticas educacionais. Tal fato pode estar relacionado à lacuna entre os currículos dos cursos de Educação e as evidências das CCL (Seidenberg, 2013). O presente estudo analisou os currículos dos cursos de Pedagogia de universidades federais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, com o intuito de observar em que medida eles estão em consonância com as evidências das CCL. A pesquisa envolveu a análise curricular de disciplinas voltadas ao processo de alfabetização de duas universidades federais de cada uma das regiões citadas acima. Os resultados evidenciaram poucas relações entre as evidências das CCL e as propostas curriculares dos cursos de Pedagogia. Em relação às bibliografias indicadas nos currículos, cerca de 80% das universidades selecionadas não indicam leituras atualizadas e em consonância com as CCL no que diz respeito aos processos da alfabetização. Sobre as habilidades metalinguísticas de consciência fonológica e a decodificação das palavras, foi constatado que elas são contempladas apenas em 20% das disciplinas dos currículos de formação das universidades federais. Diante disso, ressaltamos a importância da revisão/renovação curricular dos cursos de Pedagogia e a inclusão de práticas educacionais que incorporem os achados científicos sobre os mecanismos de leitura. Dessa forma, será possível ampliar a compreensão sobre as habilidades e os processos de aprendizagem da leitura e a formação de leitores proficientes.

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Biografía del autor/a

  • Ana Paula Regner, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

    Graduada (2022) em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra (2024) em Estudos Linguísticos na mesma instituição, sob orientação da Profa. Dra. Francieli Matzenbacher Pinton. Doutoranda em Estudos Linguísticos e Cognição, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade I.

  • Vitória Rössler de Abreu, Mestranda em Letras do PPGL/UNISC, com bolsa PROSUC/CAPES

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista PROSUC/CAPES modalidade I. É membro do Grupo de pesquisa Leitura Comparada das Mídias/CNPQ. Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Possui interesse na área da Teoria da Literatura, mais especificamente nos estudos da narrativa e nas intersecções da literatura com o jornalismo e a história.

  • Aline Elisabete Pereira, Pesquisadora de Pós-doutorado (PDPG-CAPES) na UNISC. Doutora em Letras pela UNISC

    É pós-doutora em Linguística (UFPB/FAPESQ), Doutora em Letras (UNISC). Realizou doutorado-sanduíche na Ohio State University (2017-2018), no Crane Center for Early Childhood Research and Literacy, em Columbus (OHIO). É mestre em Letras/Linguística (2009), pela Universidade de Santa Cruz do Sul, e pós-graduada em Docência no Ensino Superior (2016), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

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Publicado

2025-10-14

Cómo citar

Entre a ciência da leitura e a prática docente: o lugar das ciências cognitivas nos cursos de Pedagogia. (2025). Signo, 50(99), 175-188. https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20503