v. 36 n. 61 (2011): Linguagem, Tecnologia e Mídia

Julho / Dezembro
Publicado: 2011-07-01

Apresentação

  • PARA PENSAR A LINGUAGEM, A TECNOLOGIA E A MÍDIA

    Fabiana Piccinin, Demétrio de Azeredo Soster, Mônica Elisa Dias Pons
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2509

Dossiê

  • A linguagem e o eu/nós

    Luiz Henrique Touguinha de Almeida
    03-12
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2096
  • Educação dos sentidos: cultura midiática e (in)formação

    Nincia Borges Teixeira
    13-30
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2087
  • Platão: nomear é uma ação

    Sebastião Elias Milani
    31-40
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2104
  • Intelectuais e a mídia na eleição de Dilma Roussef

    Juremir Machado da Silva
    41-50
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2510
  • O filme 2012, a ética da responsabilidade e a narrativa acerca do fim do mundo: entre desvios e silenciamentos

    Edson Fernando Dalmonte
    51-63
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2511
  • Considerações sobre a adaptação para ao audiovisual: ficção noir

    Marcelo Bulhões
    64-79
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2512
  • Literatura e jornalismo na escritura da modernidade latino-americana

    Marta Eymael Garcia Scherer
    80-89
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2513

O texto e o discurso

  • Valores de pertencimento local no jornalismo fronteiriço

    Andrea Franciele Weber
    90-104
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2514
  • Imagem, mídia e novas tecnologias – o discurso de Veja em As Cores Da Crise

    Welisson Marques
    105-126
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.1924
  • Delineando o gênero recado no espaço Orkut

    Erica Pires Conde
    127-138
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2075
  • O ressoar de vozes no processo criativo do discurso publicitário: uma análise interdiscursiva

    Fabio Hansen
    139-159
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2120
  • O texto das redes sociais virtuais: marcas interacionais e processuais

    Marlete Sandra Diedrich, Patricia da Silva Valério
    160-171
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2134
  • O Twitter sob a perspectiva do significado acional na Análise Crítica do Discurso

    Marcela da Silva Amaral, Silvia Adelia Henrique Guimarães, Carla de Souza
    172-189
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2136
  • Sentidos de (hiper)leitura em (dis)curso

    Fernanda Silveira Correa Galli, Gustavo Grandini Bastos, Ludmila Ferrarezi
    190-205
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2142
  • Análise discursiva da imagem do professor nas propagandas sobre educação

    Silvane Aparecida Freitas
    206-221
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2145

O texto e a tecnologia

  • Contribuições dos Estudos Culturais aos estudos de linguagem, tecnologia e mídia

    Andresssa Tornquist
    222-234
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2515
  • Blogs noticiosos: linguagem marcadamente subjetiva e oralizada

    Luciana Maria Crestani
    235-246
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2101
  • O blog do Noblat e a caracterização de seus leitores

    Fernando Moreno da Silva
    247-263
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2084
  • Autoria e democracia na Comunicação em mídias sociais

    Érika de Moraes
    264-278
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2114
  • Linguagem, tecnologias e mídia: perspectivas da narrativa oral urbana

    Mauren Pavao Przybylski
    279-298
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2116
  • O “corpo” do jornal e o sujeito urbano: jornalismo e novas tecnologias

    Telma Domingues da Silva
    299-312
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2127
  • Linguagens e práticas jornalísticas na era da mobilidade online

    Grace Bender Azambuja
    313-325
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2140

O texto na educação

  • Docência na cultura digital: reflexões à luz da Biologia do Conhecer

    Carla Beatris Valentini, Eliana Maria Sacramento Soares
    326-338
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2129
  • Línguas estrangeiras, EAD e complexidade

    Marcus Vinícius Liessem Fontana, Vanessa Ribas Fialho
    339-355
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2131
  • Ensino de estratégias de leitura mediadas por computador: experiência do projeto PRALER

    Adriana Nascimento Bodolay, Everton Fêrrêr de Oliveira, Maria Elia Martins, Yanna Karlla Cunha
    356-369
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2135
  • A linguagem virtual interagindo com a educação

    Márcia Aparecida Barbosa Vianna
    370-380
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2138
  • Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização

    Benedita de Almeida
    381-400
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2157
  • Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais

    Lorena Lima Barbosa, Vládia Maria Cabral Borges
    401-421
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2137
  • A linguagem audiovisual como prática escolar

    Simone Berle, Márcia Vilma Murillo
    422-439
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2141

Contribuições da literatura à mídia e à psicanálise

  • A melancolia, o discurso melancólico e suas relações com a mídia e com o consumo

    Ernesto Söhnle Jr.
    422-456
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2517