Intermidialidade e metaficção na série Entrevista com um Vampiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v14i2.20473

Resumo

Este artigo analisa a série Entrevista com um Vampiro (2025), com foco no episódio final da segunda temporada, a partir dos conceitos de intermidialidade e metaficção. A pesquisa investiga como o teatro, incorporado à narrativa audiovisual, atua como um dispositivo intermidiático e metadiscursivo que amplia as camadas narrativas e permite a autorreflexão do protagonista Lestat. A partir de uma encenação dramatizada de sua trajetória, o personagem é confrontado por suas ações e memórias, em um processo de mise en abyme que tensiona os limites entre ficção e confissão. Fundamentado em autores como Rajewsky (2005), Kobs (2006), Hutcheon (1991), Butler (2015) e Mattos (2023), o estudo demonstra que a inserção do teatro na diegese possibilita sua ramificação, uma vez que oportuniza olhar certos acontecimentos com base em perspectivas diferentes, de causa e efeito, que podem ser realizadas pelos próprios personagens quando assumem a capacidade de conduzir a narrativa para explicar suas escolhas e justificar suas consequências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Róger Faleiro, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutorando em Letras, com foco em Estudos Linguísticos e Cognição, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Possui mestrado em Ensino e graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atua como tutor das Licenciaturas EAD/Univates e professor na Educação Profissional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de inferências, multimodalidade, produção de objetos digitais de aprendizagem e interatividade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA/Moodle).

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Faleiro, R., & Faleiro, K. S. (2025). Intermidialidade e metaficção na série Entrevista com um Vampiro. Rizoma, 14(2), 156-170. https://doi.org/10.17058/rzm.v14i2.20473