Processos criativos em uma agência de publicidade em transformação: entre a expansão da técnica e a incerteza da arte

Autores

  • Maria Cristina Dias Alves Universidade de São Paulo

Resumo

Resumo: Neste texto, trago parte da pesquisa de cunho etnográfico realizada em uma agência de publicidade brasileira, bem como algumas discussões teóricas que orientaram as análises dos achados: os conceitos de dispositivo, mediações comunicativas da cultura e midiatização. Foi possível observar um modelo de negócio em fase de transição, no qual papéis profissionais estão sendo revistos e procedimentos testados, numa descentralização de saberes (e de poderes), que aproxima programadores das equipes de criação.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Dias Alves, Universidade de São Paulo

    Publicitária e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde realizou a pesquisa de pós-doutorado Da big ideia ao big data, sobre as mudanças nos processos criativos das agências de publicidade brasileiras. Possui Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela mesma instituição. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é também membro dos grupos de Pesquisa (CNPq), Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC3, da ECA/USP, e Comunicação, Consumo e Arte, da ESPM/SP. Além da atuação em agências de publicidade, como diretora de criação e redatora, é poeta, haicaísta, escreve contos e crônicas.

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Publicado

2021-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos criativos em uma agência de publicidade em transformação: entre a expansão da técnica e a incerteza da arte. (2021). Rizoma, 9(2). https://seer.unisc.br/index.php/rizoma/article/view/17041