A HERMENÊUTICA DE RICOEUR NO CONTEXTO DAS HISTÓRIAS DE VIDA

Autores

  • Roberto Sanches Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle
  • Elaine Conte Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9492

Palavras-chave:

Círculo hermenêutico, Projeto, Histórias de vida.

Resumo

O propósito desse artigo é discutir a problemática do círculo hermenêutico e da interpretação a partir das propostas de Heidegger e Ricoeur, tendo como desafio a análise estruturalista do texto. Trata-se de uma revisão de literatura que focaliza a teoria narrativa de Ricoeur, para lançar luz ao pensamento hermenêutico em conexão com as histórias de vida, como um projeto de si, com vistas a evidenciar um pensar reflexivo, autoformativo e uma racionalidade narrativa. A problemática da relação entre hermenêutica e existência não pode dar-se fora do contexto, pois o texto é via e condição de acesso à interpretação e à compreensão da vida humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Sanches, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, na linha de pesquisa: Culturas, linguagens e tecnologias na educação.
  • Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE.
    É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE e líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas

Como Citar

A HERMENÊUTICA DE RICOEUR NO CONTEXTO DAS HISTÓRIAS DE VIDA. (2017). Reflexão E Ação, 25(3), 188-203. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9492