A EDUCAÇÃO COMO PAIDEIA: UMA INTERROGAÇÃO SOBRE O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Silvana Bollis

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.4306

Palavras-chave:

Paideia, Formação, Educação, Cultura

Resumo

A reflexão filosófica no campo da educação faz-se necessária à formação do investigador teórico, por ser uma referência histórica e conceitual que propicia a interrogação radical das contradições relativas à produção do conhecimento e da cultura. Neste trabalho buscamos desenvolver o conceito de paideía estabelecendo uma contraposição à concepção utilitarista da educação no contexto da sociedade da informação, que visa unicamente atender às demandas do mercado de trabalho. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação buscando a gênese da cultura ocidental, pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A paideía grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvana Bollis
    Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Vinculada ao PPGE- Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFG.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

A EDUCAÇÃO COMO PAIDEIA: UMA INTERROGAÇÃO SOBRE O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA. (2013). Reflexão E Ação, 21(2), 261-274. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.4306