v. 21 n. 2 (2013): (nº Especial) Universidade: compromisso e desafios da formação

					Visualizar v. 21 n. 2 (2013): (nº Especial) Universidade: compromisso e desafios da formação
Publicado: 18-12-2013

Apresentação

  • UNIVERSIDADE: COMPROMISSO E DESAFIOS DA FORMAÇÃO

    Ieda de Camargo
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.4311

Artigos Temáticos

  • COMPLEXIDADE E UNIVERSIDADE

    Edna Lemes Martins Pereira, Ana Celuta Fulgêncio Taveira, Eliézer Marques Faria
    06-24
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3658
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ÉTICA DA TEORIA COM A PRÁTICA: UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA

    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    25-43
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2855
  • O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E INFLUÊNCIA PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS

    Bruna Pereira Alves Fiorin, Liliana Soares Ferreira
    44-65
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3293
  • TUTORIA: UMA PRÁTICA DE ENSINO AUTORREGULADA UTILIZADA NO ENSINO SUPERIOR

    Lourdes Maria Bragagnolo Frison
    66-81
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2596
  • OS MODELOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS

    Maria Auxiliadora Soares Padilha
    82-103
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.344
  • CONVERSAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A EMERGÊNCIA DO POTENCIAL DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PELA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA

    Berenice Vahl Vaniel, Débora Pereira Laurino
    104-127
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3152
  • AS RELAÇÕES ENTRE UMA JOVEM PROFESSORA UNIVERSITÁRIA INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E SEUS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

    Nadiane Feldkercher
    128-148
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3737
  • O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Guilherme Diniz Araújo, Anielson Barbosa da Silva, Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo, Thales Batista de Lima
    149-176
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3717
  • ESCOLA, UNIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS PARA OS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

    Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas
    177-198
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3037
  • PERFIL DOS ALUNOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA E ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM

    Daniela Karine Ramos
    199-220
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2847
  • REFLETIR SOBRE O ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMEIROS, EM PORTUGAL

    Ana Reis, Clara Costa Oliveira
    221-241
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3310

Artigos Especiais

  • O ENSINO DE PSICOLOGIA INSERIDO NOS CURSOS TÉCNICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA DO TRABALHO

    Márjori Heitich Fontoura, Jerto Cardoso da Silva
    242-260
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2480
  • A EDUCAÇÃO COMO PAIDEIA: UMA INTERROGAÇÃO SOBRE O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA

    Silvana Bollis
    261-274
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.4306
  • PRO DIA NASCER FELIZ! ESSA É A VIDA QUE EU QUIS?! UMA REFLEXÃO E ALGUNS APONTAMENTOS

    Iael de Souza, Ryan de Azevedo, Francisco Gleison da Costa Monteiro
    275-301
    DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2458